Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Jay-Z torna-se o primeiro homem negro com 10 álbuns solo multi-platina

'The Blueprint 3' e 'The Black Album' de Hov receberam novas certificações RIAA na semana passada. Contando projetos colaborativos, o artista de 53 anos tem 12 LPs que ficaram em platina dupla ou melhor

Lucca Pires Publicado em 20/07/2023, às 21h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem Jay-Z torna-se o primeiro homem negro com 10 álbuns solo multi-platina

Jay-Z adicionou outra conquista a sua lista de vitórias ao de se tornar o primeiro artista masculino negro a ter pelo menos 10 álbuns solo de estúdio certificados com platina dupla.

Na semana passada, a Associação da Indústria de Gravação da América (RIAA) atualizou suas certificações, e o álbum The Blueprint 3 alcançou 2 milhões de vendas equivalentes a álbuns, o que o levou ao status de platina dupla. O Black Album, lançado em 2003, recebeu platina quádruplo, garantindo à lenda do rap mais de 33,5 milhões de vendas de álbuns.

Além de ser o primeiro homem negro a ter pelo menos 10 álbuns solo de platina dupla, Jay-Z, de 53 anos, é apenas o segundo artista negro a fazê-lo. Mariah Carey tem 11 álbuns solo que venderam mais de 2 milhões de cópias no mercado interno e também é considerada a artista feminina negra solo de maior sucesso comercial de todos os tempos.

Jay-Z também tem dois álbuns colaborativos que foram de dupla platina, elevando seu número total para 12. Sua colaboração com o Linkin Park em 2004, intitulada Collision Course, vendeu 2 milhões de cópias, e outra com Kanye West, Watch the Throne, de 2011, vendeu 5 milhões.

O trabalho pioneiro do MC está sendo comemorado na Estação Central da Biblioteca Pública do Brooklyn, em Nova York. A exposição Book of HOV foi aberta na última quinta-feira e é anunciada como um reconhecimento da "viagem extraordinária de Jay dos Projetos Marcy do Brooklyn a figura global."

A coleção de peças de arquivo inclui gravações master originais, fotos não lançadas anteriormente, prêmios, placas, itens usados por Jay-Z durante apresentações ao vivo e muito mais.

Uma celebração de abertura foi realizada na biblioteca na quinta-feira passada, 13, com a presença de várias celebridades e executivos de grande nome, incluindo Lil Uzi Vert, DJ Khaled, Fat Joe, CEO da Roc Nation, Desiree Perez, Kevin Liles, Questlove, Alicia Keys, Zane Lowe, Jayson Tatum, Steve Stoute, Paul Rosenberg e Miguel. Também estiveram presentes a mãe de Jay-Z, Gloria Carter, e sua esposa Roxanne Wilshire, além de Beyoncé e Blue Ivy Carter.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!