John Lennon: Música rara é leiloada por mais de R$ 314 mil

Em fita cassete com 33 minutos de duração, é possível ouvir música rara e uma entrevista

Felipe Grutter (com supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 29/09/2021, às 11h05 - Atualizado em 09/10/2021, às 16h20

None
John Lennon (Foto: AP)

Gravação inédita de John Lennon foi leiloada por 49.760 euros, cerca de R$ 314 mil, em Copenhague, segundo informações do Estadão. Intitulada John Lenon - Skyrum Verge, a fita cassete está deteriorada e com marcas de tempo, mas continua com grande valor - o material possui 33 minutos de duração, com algumas canções do astro e uma entrevista.

O lance feito pelo comprador, cuja identidade não foi revelada, aconteceu às 19h no horário local. Os donos anteriores da fita cassete eram dois dinamarqueses na casa dos 60 anos. Ambos conheceram Lennon 50 anos atrás - e usufruíram das canções em caráter privado. Inicialmente, o valor estimado era entre 27.000 e 40.000 euros.

+++LEIA MAIS: Beatles: O dia em que Paul McCartney, John Lennon e David Bowie quase formaram supergrupo [FLASHBACK]

Como Estadão apontou, a origem da fita data no início dos anos 1970, quando quatro jovens escritores decidiram enfrentar o inverno rigoroso na península de Jutlândia para conhecerem o ídolo John Lennon, quem estava com a esposa Yoko Ono em uma área remota do país - e o plano deu certo.

"Entramos no salão e vimos John e Yoko sentados em um sofá. Foi fantástico. Também nos sentamos e ficamos muito apertados uns contra os outros," afirmou Karsten Højen, de 68 anos, um dos antigos proprietários da fita cassete. "Estava sentado ao lado de Yoko Ono e John Lennon ao lado dela. Nós conversamos, nos divertimos. Ele até esticou as pernas sobre a mesa com suas meias de lã. Foi muito íntimo."

+++LEIA MAIS: John Lennon: Como foi o incidente do cantor na Mansão da Playboy? [Flashback]

Højen e amigos optaram por leiloar a relíquia porque não tiravam realmente proveito, assim como não tinham intenção de entregar para os descendentes ou parentes. "Ficaríamos contentes se um museu se interessasse ou, por quê não, a própria Yoko Ono," comentou o consultor de gestão cultural.


Qual hit de David Bowie foi escrito por John Lennon?

David Bowie e John Lennon, dois dos nomes mais icônicos da história da música, se conheceram em um hotel em Nova York (EUA) em 1974. Tornaram-se amigos quase instantaneamente e, nos anos que seguiram, também uniram forças para colaborar em canções. Um dos hits do Camaleão do Rock, inclusive, foi escrito pelo ex-Beatle.

+++LEIA MAIS: Qual música de John Lennon foi chamada de 'lixo' pelo próprio Beatle?

Depois do primeiro encontro, a dupla se juntou para uma sessão no estúdio e, um ano mais tarde, o ex-Beatle ajudou a gravar uma das grandes músicas de Bowie, faixa do nono disco de estúdio do artista, Young Americans (1975), de acordo com informações do Express UK. Ao lado do músico Carlos Alomar, Lennon escreveu "Fame," canção que chegaria ao topo da Billboard Hot 100 em 20 de setembro daquele ano.