Judas Priest: Richie Faulkner sofreu aneurisma da aorta durante show

Durante uma apresentação no festival Louder Than Life, a aorta de Richie Faulkner "se rompeu e começou a derramar sangue na cavidade torácica"

Althea Legaspi, Rolling Stone EUA | Tradução: Julia Harumi Morita Publicado em 06/10/2021, às 09h24

None
Guitarrista Richie Faulkner e vocalista Rob Halford em show do Judas Priest em junho de 2019 (Foto: Ethan Miller/Getty Images

Richie Faulkner, guitarrista do Judas Priest, detalhou as circunstâncias que o levaram ao hospital no dia 27 de setembro. Na semana passada, a banda adiou os shows restantes da turnê de aniversário, 50 Heavy Metals Years Tour, nos Estados Unidos após uma apresentação no festival Louder Than Life em Louisville.

“Sempre fui grato pelas oportunidades que tive. Eu sempre me considerei o homem mais sortudo de todos - por poder tocar minha música favorita - com minha banda favorita - para minhas pessoas favoritas ao redor do mundo,” disse Faulkner em um comunicado. “Hoje, apenas poder digitar isso para vocês é o maior presente de todos."

+++ LEIA MAIS: Judas Priest: Richie Faulkner está ‘estável’ após cirurgia de emergência

Ele continuou: “Enquanto assisto às imagens do Louder Than Life Festival em Kentucky, posso ver em meu rosto a confusão e angústia que estava sentindo enquanto tocava 'Painkiller,' quando minha aorta se rompeu e começou a derramar sangue em minha cavidade torácica.”

Segundo o médico de Faulkner, o guitarrista estava tendo um aneurisma e dissecção completa da aorta. "Pelo que ouvi do meu cirurgião, as pessoas com isso geralmente não chegam vivas ao hospital.”

+++ LEIA MAIS: Judas Priest adia turnê após Richie Faulkner ser hospitalizado; entenda

Faulkner disse que foi submetido a uma cirurgia cardíaca de emergência, onde partes do tórax dele foram "substituídas por componentes mecânicos". Ele acrescentou: “Sou literalmente feito de metal agora”.

Faulkner ponderou qual teria sido o resultado se a banda não estivesse se apresentando nas proximidades do Rudd Heart and Lung Center, da UofL Health, para onde ele foi levado, ou se o show tivesse sido um set mais longo.

+++LEIA MAIS: Judas Priest: com barba enorme, Rob Halford brinca: 'virei o Gandalf do heavy metal'

“Sempre podemos nos enlouquecer com essas coisas, mas felizmente ainda estou vivo”, disse ele. “Quaisquer que sejam as circunstâncias, ao assistir aquela filmagem, a verdade é, sabendo o que sei agora, vejo um homem morrendo.”

Faulkner acrescentou que não tinha histórico de problemas cardíacos, agradeceu aos amigos, familiares e fãs pelo apoio, e encorajou todos a fazerem exames. “Meu ponto é: nem tenho colesterol alto e isso poderia ter sido o meu fim. Se vocês puderem checar [sua saúde] - façam isso por mim, por favor.”

+++ LEIA MAIS: Rob Halford relembra momento em que se assumiu gay na TV: ‘Foi lindo e não planejado’

Judas Priest lançará um grande box set de aniversário de 50 anos, Judas Priest: 50 Heavy Metal Years of Music, no dia 15 de outubro.