Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone
Música / 55 anos!

Led Zeppelin: 6 curiosidades sobre o álbum de estreia da banda [LISTA]

Intitulado Led Zeppelin, primeiro disco da lendária banda britânica de rock foi recebido negativamente pela crítica, mas foi sucesso comercial

Led Zeppelin em 1973 (Foto: Wikimedia Commons) e capa do disco de estreia da banda (Foto: Divulgação)
Led Zeppelin em 1973 (Foto: Wikimedia Commons) e capa do disco de estreia da banda (Foto: Divulgação)

Formada por Jimmy Page (guitarra), John Bonham (bateria), John Paul Jones (baixo) e Robert Plant (vocal), Led Zeppelin lançava oficialmente o primeiro disco de estúdio, que leva o mesmo nome da lendária banda britânica de rock, há 55 anos.

A gravação do álbum aconteceu em outubro de 1968 no Olympic Studios, em Londres. O lançamento oficial foi no dia 12 de janeiro de 1969, nos Estados Unidos, pela Atlantic Records. A sonoridade mais pesada foi certa novidade na época e os artistas angariaram diversos fãs logo no início. No entanto, Led Zeppelin foi recebido negativamente pela crítica.

+++LEIA MAIS: Led Zeppelin: como foi o fim da banda?

Com o passar dos anos, porém, o disco passou a ser aclamado de modo geral e, até hoje, é considerado como um dos melhores e maiores de todos os tempos. Por exemplo, em 2003, Rolling Stone EUA o colocou na 29ª posição da lista dos 500 Maiores Álbuns de Todos os Tempos. Veja seis curiosidades abaixo:

O disco foi gravado em apenas 30 horas

Normalmente, cantores, cantoras e bandas demoram muito tempo para terminar um disco. Por exemplo, no segundo álbum, Led Zeppelin demorou oito meses para concluir as gravações. No primeiro, o quarteto levou apenas 30 horas no estúdio.

+++LEIA MAIS: Quem acusou a música 'Stairway to Heaven', de Led Zeppelin, de ter mensagem satânica?

Quanto a banda gastou para produzir Led Zeppelin?

Segundo Jimmy Page, ele pagou do próprio bolso a conta do uso do estúdio. Para concluir as gravações e elaborar a capa, o grupo gastou £ 1.782, aproximadamente R$ 11 mil na cotação atual. Como de se esperar pela qualidade e sucesso comercial, o lucro foi gigantesco (saiba mais abaixo).

Capa de Led Zeppelin

Com contrato assinado com Atlantic Records, Led Zeppelin contratou o designer George Hardie elaborou um desenho baseado em uma foto do acidente com o dirigível Hindenburg, que aconteceu em 1937. Já a imagem da contracapa foi tirada pelo ex-baixista, Chris Dreja.

Capa de Led Zeppelin
Capa de Led Zeppelin

+++LEIA MAIS: O grande mérito do Led Zeppelin, segundo Jimmy Page

Quanto dinheiro Led Zeppelin fez com o disco?

Com um orçamento muito baixo, caso se considere os orçamentos de discos atualmente, a banda faturou impressionantes £ 3,5 milhões com o álbum de estreia, cerca de 2 mil vezes mais do valor investido inicialmente.

'How Many More Times' seria muito mais longa

Música de encerramento do álbum, "How Many More Times" foi composta por Jimmy Page, John Bonham e John Paul Jones e bastante inspirada em duas canções: "Hunter," de Albert King, e "How Many More Years," de Howlin' Wolf. Originalmente, ela teria oito minutos, mas foi reduzida para 3:30 com intuito de ser tocada em rádios, plataforma de comunicação que ajudava a popularizar músicas na época.

+++LEIA MAIS: A história por trás da música “Immigrant Song”, do Led Zeppelin

Led Zeppelin é um disco 'ao vivo'

Como Page falou em uma ocasião, "o primeiro álbum foi realmente um álbum ao vivo, ele foi feito intencionalmente dessa forma. Possui overdubs, mas as faixas originais são ao vivo." Segundo o guitarrista, Led Zeppelin utilizou quarto ambientes naturais para aumentar a reverberação e textura de gravação do disco, algo que revolucionou a maneira de gravação de som em estúdio.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!