Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone
Música / LEVANTAMENTO

Pesquisa revela que 71 festivais tiveram a primeira edição no Brasil em 2023

O Mapa dos Festivais mapeou 298 eventos de todas as regiões do país, de diferentes gêneros e portes, que aconteceram durante 2023

The Town foi um dos 71 festivais realizados pela primeira vez no Brasil em 2023 (Foto: Divulgação)
The Town foi um dos 71 festivais realizados pela primeira vez no Brasil em 2023 (Foto: Divulgação)

A plataforma Mapa dos Festivais, que mapeia shows pelo Brasil, divulgou pesquisa sobre os festivais recebidos pelo país ao longo de 2023. O estudo revela que "71 festivais tiveram sua primeira edição" no ano passado, "sendo que 16 deles já estão com edição confirmada para 2024". 

Para a pesquisa, foram mapeados 298 eventos de todas as regiões do país, de diferentes gêneros e portes, durante o período compreendido entre janeiro e dezembro de 2023. Os dados foram coletados por meio da própria plataforma do Mapa dos Festivais e de informações disponibilizadas nas redes sociais.

"Ressaltamos que a pesquisa não contempla a totalidade dos festivais que acontecem no Brasil, uma vez que a base de dados utilizada foi apenas a dos festivais cadastrados no Mapa dos Festivais", explica a análise — que teve curadoria da equipe do portal e de produtores de eventos. 

Foram considerados festivais os eventos que acontecem com regularidade (com exceção daqueles que realizaram a primeira edição), cujo elemento central é a música, e que têm mais de três atrações musicais.

A pesquisa mostra ainda que São Paulo é a cidade com o "maior número de festivais cadastrados" e o sudeste "concentra a maioria dos eventos do país", com o total de 171. O nordeste fica logo atrás, com 58, seguido do sul (40) e do centro-oeste (20). No norte, foram registrados apenas 9 festivais de música: Psica (PA), Se Rasgum (PA), Sou Manaus (AM), Festival Casarão (RO), Amazonas GreenJazz Festival (AM), FestivalSonido (PA), Festival Lambateria (PA), Festival Amazônia de Pé (PA) e Festival Bem Ali (TO). Para receber o documento com a pesquisa completa do Mapa dos Festivais, acesseaqui.