Morre Charles Connor, baterista de Little Richard e Sam Cooke, aos 86 anos

Charles Connor também tocou com James Brown, Lloyd Bruce, Jackie Wilson, e the Coasters

Redação Publicado em 03/08/2021, às 13h40

None
Little Richard (Foto: Reprodução)

Um dos grandes bateristas do rock and roll, Charles Connor - quem tocou ao lado de Little Richard, Sam Cooke e James Brown nos anos 1950 - morreu aos 86 anos em casa, na Califórnia, após uma batalha com uma hidrocefalia de pressão normal, um distúrbio cerebral, via Rolling Stone EUA.

À Associated Press, a filha de Charles Connor, Queenie Connor Sonnefeld, afirmou: "Ele foi um daqueles bateristas importantes na criação do gênero rock and roll. Ele tocou atrás de tantos músicos lendários dos anos 1950. Ele[...] tinha muito orgulho de sua família e muito orgulho de suas contribuições para o rock and roll."

+++ LEIA MAIS: De Beatles a Elton John: todos queriam ser como Little Richard [ANÁLISE]

Connor cresceu em New Orleans e ganhou a primeira bateria aos 5 anos. O músico foi inspirado por grandes nomes do jazz como Gene Krupa, Buddy Rich e Max Roach. Logo depois, aos 12 anos, começou a fazer shows pela cidade. Três anos depois, o professor Longhair Byrd o contratou para o Mardi Gras de 1950.

A vida de Connor mudou quando Little Richard o convidou para integrar a banda Upsetters, em 1953. Na biografia do site oficial do baterista, ele explicou: "Little Richard era um empresário engenhoso. Para chamar a atenção para a banda e garantir que eles pudessem se apresentar no palco, ele tinha que mostrar aos fanáticos que a banda não ameaçaria o modo de vida deles. Little Richard promoveu a banda e evitou o preconceito racial."

+++ LEIA MAIS: Os 60 Maiores Momentos da História do Rock and Roll

"Eu tinha 20 anos quando a banda de Little Richard fez uma turnê pelos Estados Unidos em 1955. Tocamos em todos os principais teatros [...] Em Nova York, os adolescentes brancos viram os negros se divertindo tanto que dançavam nos corredores com eles! Cara, aqueles foram tempos inebriantes," descreveu. 

Mais tarde, em 1957, Little Richard se afastou da música para se concentrar em seu trabalho ministerial, mas Connor permaneceu sendo um dos principais bateristas desde que Sam Cooke assumiu como líder dos Upsetters. Ele também tocou com Jackie Wilson, the Coasters, Big Joe Turner e Don Covay.

+++LEIA MAIS: 10 músicas essenciais de Little Richard

A carreira de Charles Connor desacelerou no início dos anos 1960 para ele se concentrar na família. Contudo, o músico fez shows em Los Angeles nos anos 1970 com uma nova banda, apelidada por ele de West Coast Upsetters

Relembre Charles Connor com Little Richard:


+++ FIUK: 'TENHO ROCK NA VEIA DESDE CRIANÇA' | ENTREVISTA | RS