Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Morre Monarco, ícone do samba, aos 88 anos

Monarco morreu no último sábado, 11, devido complicações de uma cirurgia no intestino

Redação Publicado em 12/12/2021, às 12h27

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Monarco (Foto: Reprodução /Twitter)
Monarco (Foto: Reprodução /Twitter)

O ícone do samba Monarco, presidente de honra da Portela, morreu aos 88 anos no último sábado, 11, no Rio de Janeiro. O artista faleceu devido complicações de uma cirurgia no intestino, de acordo com O Globo.

Monarco estava internado no Hospital Federal Cardoso Fontes desde o mês de novembro e teve a morte confirmada pela família à TV Globo. Nas redes sociais, o perfil oficial do Grêmio Recreativo Escola de Samba Portela lamentou o ocorrido, assim como confirmou informações sobre a morte do sambista.

+++ LEIA MAIS: Zeca Pagodinho usa meme de Pulp Fiction: 'Procurando a vacina'

Nascido Hildemar Diniz, Monarco ganhou o apelido que carregaria para o resto da vida ainda na infância. Antes da adolescência, frequentou rodas de samba e, mais tarde, ingressou na Portela, onde atuou como compositor e diretor de harmonia.

Ao longo da vida, Monarco lançou quase 20 discos, entre eles, Portela Passado de Glória (1970) e Monarco de todos os tempos (2018). "Passado de Glória," "O Quitandeiro" e "Vai Vadiar" são algumas de suas composições mais famosas.

+++ LEIA MAIS: Consciência Negra: Péricles e Projota unem forças em 'Homem Invisível', samba-rap sobre origem e superação

Em 2005, foi homenageado pelo enredo "Monarco; Voz e memória do samba, um passado de glória," do Unidos de Jacarezinho. Três anos depois, protagonizou o documentário Mistério do Samba (2008), de Lula Buarque de Hollanda e Carolina Jabor.

Monarco deixa a esposa, os filhos e os netos. O velório do sambista aconteceu neste domingo, 12, na quadra da Portela, e o enterro acontecerá no Cemitério de Inhaúma.

+++ LEIA MAIS: Inspirador, Zeca Pagodinho enfrentou medo de altura para fazer live: 'Teve que ir rezando no bondinho'