Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Morre Rita de Cássia, cantora e compositora de forró, aos 49 anos

Estrela do forró, Rita de Cássia enfrentou fibrose pulmonar e não resistiu

Redação Publicado em 04/01/2023, às 14h08 - Atualizado às 14h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Rita de Cássia (Foto: Reprodução / Instagram)
Rita de Cássia (Foto: Reprodução / Instagram)

Rita de Cássia morreu na última terça, 3, aos 49 anos, em Fortaleza, Ceará. A cantora, que foi uma das principais compositoras do forró, teve fibrose pulmonar. Ela é responsável por hits como "Meu Vaqueiro, Meu Peão" e "Saga de Um Vaqueiro."

Conforme apontado pelo jornal O Globo, Rita ganhou destaque ao compor faixas para grandes artistas do gênero, como Mastruz com Leite e Aviões do Forró. Desde 1992, acumulou prêmios e participações em listas para os melhores compositores. São mais de 500 composições.

+++ LEIA MAIS: Calcinha Preta: Ex-vocalista da banda, Sidney Chuchu, é assassinado em casa; entenda

Ela faleceu horas após internação em UTI de hospital particular. A fibrose impede expansão do pulmão durante a respiração após lesões no tecido. 

Rita postou sua última mensagem no Instagram no dia 1º de janeiro, desejando feliz ano novo aos fãs e seguidores, confira:

"Suas palavras, suas músicas, sua voz doce, seu sorriso aberto. Tudo isso faz parte da nossa história e serão lembrados por nós todos os dias. Obrigado por tanto, obrigado por tudo. Seu legado será eterno, Rita de Cássia," escreveu a banda Mastruz com Leite, que gravou seis faixas de Rita.

+++LEIA MAIS: Ney Matogrosso, Djonga e Xenia França: a trindade da música nacional que consagrou o terceiro dia do Forró da Lua Cheia

O governador do Ceará, Elmano de Freitas, também lamentou a morte e afirmou: "O Ceará e o Brasil se despedem hoje da cantora e compositora cearense Rita de Cássia, uma das maiores referências do nosso forró. Que Deus conforte o coração dos familiares, amigos e fãs por todo o país."

Como cantora, lançou 12 discos com seu irmão, Redondo, e a banda Som do Norte. Rita se dedicava a carreira solo atualmente.