A música amazônica de 2021 em 10 faixas: veja seleção do Se Rasgum

O Se Rasgum selecionou 10 singles inéditos que representam a riqueza e diversidade da cena musical independente da região da Amazônia Legal

Redação Publicado em 16/12/2021, às 09h48 - Atualizado às 18h25

None
Montagem de Raidol, Jeff Moraes e Karen Francis (Foto: Divulgação Se Rasgum)

A cena musical independente da região da Amazônia está em constante efervescência. Para mapear e apresentar a diversidade e riqueza da música da região, o Festival Se Rasgum selecionou, entre mais de 250 inscritos, 10 singles especiais com canções que vão do trap ao punk e R&B.

Com inscritos dos nove estados que compõem a região amazônica (Pará, Amazonas, Roraima, Acre, Amapá, Rondônia, Tocantins, Maranhão e Mato Grosso), apenas 10 foram selecionados para passar por um processo de mentoria. Ao final, puderam criar um single inédito, que chega ao mundo nesta quinta, 16 de dezembro, em uma playlist disponível na Deezer.

+++LEIA MAIS: Bart MC faz rap para denunciar descaso com Marajó: ‘Querem entregar nossas terras a um bando de burgueses’ [ENTREVISTA]

Os grupos e artistas selecionados passeiam pelos estados da região amazônica, assim como transitam entre os gêneros e temáticas. O paraense Jeff Moraes mescla pop e batuques, a banda punk feminina Klitores Kaos carrega a bandeira da luta antifascista, a cantora e compositora Karen Francis discute ancestralidade e negritude, e o músico Drin Esc conta as vivências dos artistas independentes do norte do Brasil.

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação partilhada por Se Rasgum (@serasgum)

Ainda, o artista Raidol dialoga o eletrônico com instrumentos de percussão orgânico e a maranhense Núbia traz letras de protesto com a influência do reggae. Iris da Selva, artista trans não-binário, faz o carimbó conversar com a MPB; a banda Soprü explora o universo psicodélico; o grupo Móbile Lunar propõe uma canção transcendental em uma sonoridade pop e MC Super Shock dialoga ancestralidade, afroafeto e crítica social. 

+++LEIA MAIS: Samba, rap e hip-hop: histórias que aprendemos com o documentário AmarElo - É Tudo Pra Ontem, do Emicida

Confira as músicas selecionadas pelo Se Rasgum:

1. Jeff Moraes (PA) - Gostoso Demais
2. Klitores Kaos (PA) - Império da Dor
3. Karen Francis (feat Anna Suav) (AM) - Confissão
4. Drin Esc (PA) - Enquanto as Velas Queimam
5. Raidol (PA) - Pra Eu Não te Esquecer
6. Núbia (MA) - Pré Amar
7. Iris da Selva (PA) - Três Marias
8. Soprü (TO) - Sólissurto
9. MC Super Shock (AP) - AutoAfirmação
10. Móbile Lunas (PA) - Ao Teu Dispor