Neil Young não fará turnês até que pandemia de covid-19 tenha terminado: 'Não ligo se for o único'

Cauteloso, Neil Young se recusa a retornar às turnês até que a pandemia de covid-19 seja 'vencida'

Marina Sakai (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 19/12/2021, às 15h00

None
Neil Young (Foto: Frazer Harrison / Getty Images)

Neil Young é talvez um dos artistas mais cautelosos em relação à covid-19 desde o início da pandemia global — se retirou de lineups de festivais, chamou shows de "eventos super propagadores" e acusou promotores de valorizar os lucros em detrimento da segurança: "Não quero que você me veja tocando e pense que é seguro." Agora, anunciou que se recusa a retornar às turnês até que a doença seja "vencida" de uma vez por todas, de acordo com informações do NME.

Em entrevista ao programa de entrevistas norte-americano The Howard Stern Show, o artista responsável por Harvest Moon (1992) e After the Gold Rush (1970) deixou claro como não fará shows para "um monte de pessoas sem máscaras" até a pandemia terminar: "Não ligo se for o único que se recusa," disse.

+++LEIA MAIS: Neil Young já tocou com Charles Manson e o comparou com Bob Dylan: ‘Homem raivoso, mas brilhante'

Apesar disso, o artista é otimista sobre a recuperação da doença e se sente grato, pois sente que "conseguiremos combater isso. Não há motivos para que isso não aconteça. Se nos juntarmos, poderemos lidar com isso. E tenho confiança de que podemos." Young depositou muita confiança nas "pessoas espertas do mundo com várias ótimas ideias." Assista à entrevista completa abaixo:

Apesar de todo o potencial — "quanto mais amor houver no mundo, mais vamos ouvir essas ótimas ideias" —, Young também chamou atenção para aqueles que se recusam em se vacinar contra a covid-19. "As pessoas não estão sendo realistas e não estão sendo científicas. Se seguíssemos as regras da ciência e todos se vacinassem, teríamos melhores chances," concluiu.

+++LEIA MAIS: Neil Young processa Trump após presidente ignorar pedido judicial e usar canção do músico sem autorização