Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Neil Young usa celular flip até hoje, inclusive para gravar ideias musicais

Lendário cantor folk recorreu a assobios que registrava durante caminhadas para compor seu álbum mais recente, World Record

Por Igor Miranda (@igormirandasite) Publicado em 05/01/2023, às 15h47

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Neil Young (Getty Images)
Neil Young (Getty Images)

Quem acompanha Neil Young, muito provavelmente, sabe que estamos falando de alguém que se orgulha em ser da velha guarda. O cantor de 77 anos mantém uma série de hábitos surpreendentes para o momento atual, inclusive o de dispensar plataformas de streaming de música para ouvir seus álbuns favoritos à moda antiga, em discos de vinil.

+++ LEIA MAIS: Entrevista com Neil Young

Um deles faz referência direta a seu telefone móvel. Em entrevista à revista Uncut (via Guitar.com), o artista revelou ter até hoje um celular flip - daqueles que dá para dobrar - e foi esse aparelho que o possibilitou gravar as ideias musicais que tinha durante caminhadas para aproveitar em World Record, seu mais recente álbum com a banda Crazy Horse, disponibilizado em novembro de 2022.

Neil Young (Getty Images)
Neil Young (Getty Images)

“Eu andava muito na floresta, na neve, pelas Montanhas Rochosas, e sempre ficava assobiando enquanto caminhava. Acabei percebendo que todo dia eu estava assobiando uma música diferente. Comecei a gravar o assobio enquanto caminhava. Neste telefone flip, o mesmo por meio do qual estou falando com você agora.”

As gravações com assobios foram arquivadas até que Neil sentisse vontade de utilizá-las. Considerando que ele lançou um álbum, Barn, em dezembro de 2021, não levou tanto tempo até que retomasse o material.

“Eu fiquei pensando: 'bem, não me importaria de tentar fazer outro disco’. Achei que seria legal ver os caras da banda e tocar umas músicas. Mas eu realmente não tinha muitas músicas. Então lembrei que tinha assobiado todas essas melodias no meu telefone, daí peguei o computador e comecei a adicionar palavras.”

As caminhadas de Young inspiraram não só as melodias das novas músicas, como também as letras. “Em um período de cerca de dois dias, escrevi todas as letras. Não mudei uma palavra.”

+++ LEIA MAIS: Orochi é preso após policiais encontrarem armas em casa alugada em Búzios

Neil Young e World Record

World Record está disponível em todas as plataformas digitais, com exceção do Spotify. Neil Young retirou todo o seu catálogo em protesto à permissividade da plataforma com relação a conteúdos considerados enganosos, especialmente durante a pandemia e com destaque ao podcast de Joe Rogan.

O videoclipe para uma das músicas, “Break the Chain”, pode ser conferido abaixo.

.