Nirvana: Dave Grohl relembra gravação de 'Smells Like Teen Spirit': 'Ninguém prestou muita atenção'

Ex-baterista do Nirvana, Dave Grohl falou sobre a criação de "Smells Like a Teen Spirit", hit que completa 30 anos em 2021

Redação Publicado em 21/09/2021, às 10h41 - Atualizado às 10h45

None
Dave Grohl (Foto:Rudi Keuntje / Geisler-Fotopress / Alliance / DPA/ AP Images)

Três décadas após o lançamento de "Smells Like Teen Spirit," Dave Grohl relembrou o processo de criação do hit do Nirvana. Em entrevista à NME, o atual líder do Foo Fighters falou sobre como a banda "estava apenas se divertindo" nos ensaios.

“Lembro de escrever 'Teen Spirit' em nosso ensaio. Gostei do riff que Kurt [Cobain] fez, porque é percussivo. Aquelas batidas suaves e penetrantes entre os acordes realmente levaram para o padrão do riff de bateria."

+++LEIA MAIS: Nirvana: Acusação contra banda por capa de Nevermind é 'ridícula', diz advogado

Grohl continuou: "Para ser honesto, naquele ponto, estávamos ouvindo muito Pixies - era a fase de Bossa Nova [1990]. E estávamos apenas nos divertindo, de verdade. Estávamos criando uma nova música após uma nova música todos os dias."

O ex-baterista do Nirvana revelou que o colega Krist Novoselic deve ter "gravações de tudo isso - ideias de riff que nunca foram usadas e canções que foram moldadas em faixas para Nevermind."

+++LEIA MAIS: Nirvana: Quem é, afinal, o bebê na capa de Nevermind, do Nirvana?

O músico também admitiu que não imaginava o sucesso da canção e só percebeu o poder dela durante as gravações no estúdio.

“Claro, ninguém teve qualquer previsão psíquica para imaginar que a música faria o que fez [...] até entrarmos no estúdio para gravá-la , não tinha percebido o poder da música. E não apenas liricamente ou musicalmente, mas o groove da música - era realmente poderoso."

+++LEIA MAIS: O que David Bowie achava da versão de 'The Man Who Sold The World', do Nirvana?

Grohl completou: "Acho que todo mundo estava mais focado em músicas como 'In Bloom' ou 'Lithium' ou 'Breed'; ninguém prestou muita atenção em 'Teen Spirit' enquanto estávamos gravando. Nós apenas pensamos que era outra música legal para o álbum.”

Nirvana

A icônica banda grunge foi formada por Kurt Cobain e Krist Novoselic na década de 1980, segundo o Loudwire. Com o disco de estreia, Bleach (1989), o grupo chamou atenção, mas foi como Nevermind (1991) que a dupla - ao lado de Dave Grohl - entrou para história e até hoje é uma referência na música.

+++LEIA MAIS: As 6 melhores músicas de Kurt Cobain [LISTA]