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Música / Samba

O samba brasileiro que inspirou “The Reason”, do Hoobastank

Revelação foi feita pelo produtor da faixa, Howard Benson, após canção bater 1 bilhão de reproduções no YouTube

Howard Benson (Foto: LoudWire)
Howard Benson (Foto: LoudWire)

O Hoobastank não era um completo desconhecido quando lançou em 2003 a música “The Reason”. A banda americana já havia conquistado relativo sucesso com seu primeiro disco, homônimo, disponibilizado em 2001. Os singles “Crawling in the Dark” e “Running Away” chegaram a entrar nas paradas dos Estados Unidos e Reino Unido, ainda que de forma modesta.

Mas não dá para negar que o patamar atingido com a faixa-título de seu segundo álbum, dois anos depois, foi muito maior. E nunca mais seria repetido pelo grupo, seja com outras canções do mesmo trabalho, seja com suas iniciativas futuras.

Como reflexo disso, “The Reason” é de longe a canção mais executada do Hoobastank em todas as plataformas de streaming de música. E no YouTube, seu videoclipe chegou, no último dia 22 de agosto, a uma marca relativamente rara entre artistas e bandas pré-plataforma: 1 bilhão de reproduções.

Ao celebrar este feito com uma publicação nas redes sociais, o produtor Howard Benson revelou uma inspiração brazuca para a introdução da faixa. Segundo o profissional — que acumula trabalhos de sucesso com P.O.D., My Chemical Romance, Kelly Clarkson, Santana, Halestorm e vários outros —, a abertura da canção foi influenciada por “Samba de Uma Nota Só”, composição de Tom Jobim e letra de Newton Mendonça conhecida mundialmente pela versão de Sérgio Mendes, intitulada em inglês “One Note Samba”.

Benson declarou:

“Um bilhão de visualizações no YouTube! Quando eu estava produzindo essa faixa, pensei: ‘música muito boa… talvez faça algum sucesso!’. Parabéns ao HoobastankDoug Robb (voz), Dan Estrin (guitarra), Chris Hesse (bateria)! E à minha grande equipe, Mike Plotnikoff e Chris Lord-Alge. E à Yamaha pelo teclado que usei para tocar a introdução de uma nota! Para que vocês saibam… usei o preset de número um e influenciado por ‘One Note Samba’ (‘Samba de Uma Nota Só’), de Sérgio Mendes e Brasil 66.”

Inicialmente, “Samba de Uma Nota Só” foi lançada em português e ganhou sua primeira versão com João Gilberto, no álbum O Amor, o Sorriso e a Flor (1960). Com o passar dos anos, ganhou gravações de Stan Getz + Charlie Byrd, Quincy Jones e do próprio Tom Jobim, em releitura instrumental. A adaptação de Getz e Byrd deu fama internacional à canção, já que o álbum do qual ela veio, Jazz Samba (1962), venceu um Grammy e atingiu o topo da parada americana em 1963. Nas mãos de Sérgio Mendes, reforçou sua popularidade ao ser reinterpretada em um medley com “Spanish Flea” (Herb Alpert & the Tijuana Brass).

Hoobastank e o sucesso de “The Reason”

Apesar da inspiração, “The Reason” tem pouco de bossa nova. O hit do Hoobastank atende ao formato típico do pop rock radiofônico do início dos anos 2000, o que garantiu tamanho sucesso a ponto de a canção ter sido “revivida”, nos últimos tempos, por usuários do TikTok.

Em entrevista ao site G1, o vocalista Doug Robb contou que ninguém na banda enxergava potencial em “The Reason”. Quando a canção foi gravada, ela sequer havia sido sugerida pelos integrantes para sair como single. Uma “decisão de negócios” fez com que ela acabasse virando música de trabalho — e estourou no mundo inteiro.

“A música obviamente explodiu, ficou maior do que a própria banda. Mais pessoas conheciam a música do que a banda. Tocávamos em pequenas casas para jovens de uns 20 e poucos anos, como a gente se via... e fomos tocar nesses grandes ginásios, arenas cheias dos pais dessas pessoas, basicamente fãs de música pop.”

Ainda de acordo com Robb, o público atraído pelo Hoobastank naquele período era bem diferente do almejado originalmente. Eram pessoas que estavam ali pelo hit, não pela banda.

“Uma parte do nosso público que estava conosco antes do hit saiu fora: ‘me esqueci de vocês, caras’. É uma forma meio idiota e meio jovem de se relacionar com a música, mas muita gente é assim, infelizmente. [...] Era como se tivéssemos construído uma credibilidade roqueira e quase a trocamos por essa enorme popularidade. Mas uma vez que isso acaba, você volta para o fundo do poço e nada mais é como era antes, sabe? Então, foi uma luta.”