Oasis Knebworth 1996 surpreende com bilheteria e quebra recorde no Reino Unido

Produção dirigida por Jake Scott revela imagens inéditas do Oasis nos shows históricos em Knebworth

Felipe Grutter (com supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 27/09/2021, às 12h55 - Atualizado em 01/10/2021, às 10h37

None
Noel e Liam Gallagher (Foto:Press Association via AP Images)

Com foco em dois dos shows mais importantes da carreira do Oasis, o documentário Oasis Knebworth 1996, dirigido por Jake Scott, surpreendeu com bilheteria e quebrou recorde no Reino Unido, segundo informações do POPline.

A produção chegou aos cinemas oficialmente no dia 23 de setembro de 2021, e acumulou números impressionantes. Tom Mackay, presidente da Sony Music Entertainment, revelou que Oasis Knebworth 1996 tornou-se o documentário com maior bilheteria de 2021 no Reino Unido. Lá, arrecadou mais de £ 634 mil, cerca de R$ 4,6 milhões.

+++LEIA MAIS: Noel Gallagher critica uso de celulares em shows: ‘1990 foi a última grande década da música’

"Estamos entusiasmados em ver como fãs de todo o mundo desfrutaram da incrível experiência cinematográfica de Oasis Knebworth 1996. Esperamos oferecer ao público ainda mais oportunidades de reviver a energia e a emoção em torno desses shows icônicos em breve," afirmou o executivo.

Além de imagens de arquivos inéditas dos shows de Knebworth, seja do ponto de vista da banda ou fãs, o documentário conta com narração Noel Gallagher e Bonehead. Liam optou por não participar com comentários por sentir como "o filme falava por si," segundo Jake Scott explicou ao NME.

+++LEIA MAIS: Oasis: Diretor de documentário acredita que banda irá se reunir novamente

Nas apresentações de 25 anos atrás, cerca de 250.000 fãs apaixonados pelo Oasis lotaram o parque de Hertfordshire, tornando-se um dos maiores shows ao ar livre da história do Reino Unido. A memorável apresentação ganhou a merecida produção audiovisual em 2021. 

"Wonderwall" quase ficou fora de Oasis Knebwoh 1996

Parece mentira, mas Scott teve bastante dificuldade em encontrar espaço para um dos hits mais icônicos do Oasis: "Em determinado momento, nem estava lá. Decidimos como cobrir os dois dias no início da edição. Pensamos como, em vez de misturar os destaques das duas noites, faríamos uma experiência de todo o fim de semana [do início ao fim], onde você ouve músicas diferentes de noites diferentes e há uma pausa no meio."

+++LEIA MAIS:Oasis: 5 coisas que você precisa saber sobre o documentário Oasis Knebworth 1996 [LISTA]

"Mas escolher as músicas foi um processo. Eles tocam 'Columbia' e você quer como abertura. Mas você precisa encaixar tudo ao redor. E então o grande problema é onde entra 'Wonderwall'? Nós realmente agonizamos sobre onde colocar isso," adicionou o diretor sobre a dúvida.