Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Paul McCartney revela como foi escrever música sobre morte de John Lennon: 'Não conseguia falar'

Em entrevista recente, Paul McCartney falou sobre composição de "Here Today" após a morte de John Lennon

Dimitrius Vlahos Publicado em 22/12/2022, às 15h13

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Paul McCartney e John Lennon (Foto: Wikimedia Commons)
Paul McCartney e John Lennon (Foto: Wikimedia Commons)

Paul McCartney revelou sentimentos sobre o luto pelo antigo colega de banda John Lennon após assassinato em dezembro de 1980. Em entrevista à SiriusXM (via NME), o baixista mencionou dificuldade nas composições de seu disco solo Tug Of War (1982).

"Aquilo me atingiu de tal forma que eu não conseguia nem falar," afirmou sobre os diversos tributos e o luto coletivo gerados com a morte de Lennon. "Lembro de chegar em casa do estúdio no dia em que soubemos da notícia. Na TV, as pessoas falavam: 'Bem, John Lennon era assim, era de tal jeito, me encontrei com ele uma vez...' Eu pensava: 'Não posso ser uma dessas pessoas."

+++ LEIA MAIS: Paul McCartney teve encontro inusitado com Julian Lennon, filho de John Lennon; veja

Não posso ir à TV e dar uma entrevista sobre o que ele significava para mim. Era simplesmente muito profundo, não conseguiria colocar em palavras.

No processo de se resolver com as próprias emoções, Paul escreveu "Here Today," que conta com respostas hipotéticas de John para questionamentos feitos por McCartney.

"Se eu digo que te conhecia bem, qual seria sua resposta se você estivesse aqui hoje? / Te conhecendo, você provavelmente riria e diria / que estamos a mundos de distância, se você estivesse aqui hoje / Mas ainda me lembro de como era antes / e não estou mais segurando as lágrimas," dizem os versos da faixa.

+++LEIA MAIS: Beatles: Dueto virtual de Paul McCartney e John Lennon deixa Julian Lennon 'chocado'; entenda

Relembrando momentos entre os dois, ele se sentou "no chão de madeira com a guitarra e comecei a tocar os primeiros acordes de 'Here Today.'" O verso que menciona "a noite em que choramos" se trata de uma ocasião na Flórida, em que precisaram adiar compromissos por conta do clima.

"Ficamos em um pequeno hotel. O que faríamos? Ficamos bêbados. Não precisávamos tocar, mas o fizemos. Naquela noite, ficamos bêbados e emocionados. Tudo saiu. Contamos algumas verdades um ao outro. 'Bem, eu te amo, cara', 'Amo que você disse isso.' Nos abrimos, e isso foi especial para mim. Uma das raras vezes em que isso aconteceu," descreveu Paul