Pearl Jam: As 5 melhores músicas do Ten, disco de estreia da banda [LISTA]

Icônico e memorável álbum de estreia do Pearl Jam, Ten chegava ao mundo em agosto de 1991

Redação Publicado em 27/08/2021, às 11h04

None
Capa de Ten, disco do Pearl Jam (Foto: Divulgação/Reprodução)

No dia 27 de agosto de 1991, a banda Pearl Jam apresentava-se ao mundo com o icônico e memorável Ten, um dos discos mais importantes da época. O álbum de estreia do grupo liderado por Eddie Vedder é uma referência do rock até os dias atuais. 

O Pearl Jam, um dos artistas com maior consciência social da era do grunge, trouxe um disco intenso, repleto de construções densas e temas igualmente complexos como depressão, abandono, falta de moradia e suicídio. 

+++LEIA MAIS: Icônica apresentação do Pearl Jam no MTV Unplugged agora está disponível

A história do disco começou em 1990, quando o baixista Jeff Ament e o guitarrista Stone Gossard saíram da banda Mother Love Bone e se uniram ao vocalista Eddie Vedder. O trio convidou o guitarrista Mike McCready e o baterista Dave Krusen para formar o Pearl Jam, e no ano seguinte, o grupo entregou ao mundo um dos trabalhos mais icônicos da época.

É fato que o álbum marca, inclusive, um dos maiores momentos da história da banda. Dentre os principais nomes do grunge, o grupo foi importante para expandir o rock alternativo. Ten foi essencial para a popularização do gênero no mainstream - e é até hoje visto como um dos melhores trabalhos do meio.

+++LEIA MAIS: 10 melhores discos de grunge de todos os tempos, segundo a Rolling Stone EUA

Para celebrar os 30 anos deste grandioso álbum do Pearl Jam, listamos as cinco melhores músicas do Ten. Confira:

Alive

Um dos hits mais conhecidos do Pearl Jam, "Alive" faz jus ao sucesso. A canção é um trabalho certeiro da banda, e conta com um refrão memorável, feito para puxar todo o ar do pulmão e gritar junto: "I'm still alive" ("Eu continuo estou vivo", em tradução livre).

+++LEIA MAIS: Filha de Chris Cornell, Toni canta 'Black', do Pearl Jam, em cover emocionante


Black

Embora não tenha sido lançado como single, "Black" é um dos grandes sucessos de Ten - e é totalmente compreensível. A performance vocal de Eddie Vedder na canção é de tirar o fôlego em uma melodia igualmente arrepiante, que somada à letra, é carregada de sentimentos. 


Jeremy

Inspirada na história de Jeremy Wade Delle, um garoto que atirou em si mesmo na frente de seus colegas em 8 de janeiro de 1991, "Jeremy" traz a letra mais poderosa de Vedder, uma composição complexa e extremamente bem-construída. A lírica da faixa mostra a potência do vocalista enquanto letrista. A canção é um destaque de toda a discografia do Pearl Jam

+++ LEIA MAIS: Eddie Vedder revela que chorou de alegria minutos antes da maior tragédia da história do Pearl Jam


Even Flow

Hit memorável e uma das canções mais marcantes do Pearl Jam, "Even Flow" é um rock potente com um riff de guitarra frenético e fascinante. Enquanto a banda canta sobre a falta de moradia, a construção instrumental da faixa se desenvolve de modo deslumbrante. 


Once

O instrumental de "Once" é um espetáculo sonoro construído em riffs potentes e intensos. A faixa, que conta com um desempenho vocal de Eddie Vedder, mais uma vez, fantástico, é uma abertura incrível para Ten.

+++LEIA MAIS: Como Pearl Jam reagiu à fama repentina nos anos 1990?


+++ CONFIRA TUDO SOBRE A BANDA 5 SECONDS OF SUMMER!