Pearl Jam: como foi a primeira audição de Eddie Vedder para entrar na banda?

A formação do Pearl Jam e a conexão entre os integrantes fundadores e Eddie Vedder ocorreu por uma série de eventos improváveis

Marina Sakai (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 12/08/2021, às 20h13

None
Eddie Vedder, Dave Krusen, Stone Gossard, Jeff Ament, Mike McCready and Matt Cameron do Pearl Jam (Mike Coppola/Getty Images)

Ten é o disco de estreia da banda de rock alternativo Pearl Jam e, desde a estreia em 27 de agosto de 1991, tornou-se um clássico da música — chegou à segunda posição do Billboard 200 e teve um papel importante na consolidação do grunge rock na década de 1990. O álbum também marcou a estreia de Eddie Vedder como vocalista do grupo; entenda como foi o processo da primeira audição.

De acordo com informações do podcast The Opus, do Consequence Podcast Network e Sony, o disco Ten nasceu de uma série de eventos improváveis. Jeff Ament e Stone Gossard — baixista e guitarrista do Pearl Jam, respectivamente — faziam parte de outra banda chamada Green River.

+++LEIA MAIS: Pearl Jam lança chocolate para arrecadar dinheiro para caridade

 
 
 
 
 
View this post on Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Pearl Jam (@pearljam)

 

Quando esta se desfez, montaram um novo grupo chamado Mother Love Bone, com o vocalista Andrew Wood. O cantor, no entanto, morreu de uma overdose adicionada a uma hemorragia cerebral logo antes do lançamento do disco de estreia, Apple.Ament e Gossard decidiram homenagear o companheiro em um show de tributo e Jack Irons, ex-baterista dos Red Hot Chili Peppers, recomendou um vocalista desconhecido.

O “cantor desconhecido” era Eddie Vedder, quem se tornaria o vocalista principal do Pearl Jam. Para testá-lo, Ament e Gossard usaram algumas demos nas quais estavam trabalhando e Vedder as retornou com letras e vocais prontos. Os fundadores ficaram tão impressionados que o contrataram imediatamente. Depois, foram adicionados o guitarrista Mike McCready, apresentado por Chris Cornell, e o baterista Dave Krusen. Assim, nasceu a banda autora de “Alive” e “Even Flow.”

+++LEIA MAIS: Eddie Vedder alude a Chris Cornell em SP: “Ainda não acredito que ele se foi e, muitas vezes, toco as músicas dele para mantê-lo perto”


+++ FIUK: 'TENHO ROCK NA VEIA DESDE CRIANÇA' | ENTREVISTA | RS