Pharrell Williams: 5 músicas produzidas pelo artista de 'Happy', incluindo Britney Spears [LISTA]

Responsável por escrever diversos hits, Pharrell integra Hall da Fama dos Compositores desde 2020

Dimitrius Vlahos (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 10/08/2021, às 14h11

None
Pharrell Williams (Foto: Mauricio Santana / Getty Images)

The Neptunes, duo formado por Chad Hugo e Pharrell Williams nos anos 1990, formou quase por acaso um dos grandes compositores da década. Quando começaram a tocar "instrumentos e acabou virando uma pequena banda," como explicou à rádio CBS. Mas isso abriu caminho para se tornar o dono de sucessos como “Happy” e “Get Lucky”, além de atuar na produção de singles e discos de outros artistas, influenciando o cenário musical atual de formas diferentes.

O duo passou a, majoritariamente, compor e produzir, trabalhando com rappers como N.O.R.E, Mase e, posteriormente, estrelas do pop como Britney Spears. O grupo diminuiu o ritmo conforme integrantes seguiram planos diferentes. Além disso, criaram o projeto paralelo N.E.R.D, retornando à ideia original de banda para tocarem as próprias músicas.

+++ LEIA MAIS: Pharrell Williams exige investigação da morte de primo baleado por policial

Em 2004, The Neptunes receberam o Grammy de Produtor do Ano e, em 2020, Pharrell e Chad se juntaram ao Hall da Fama dos Compositores - honraria simboliza busca por inclusão de gêneros marginalizados. O primeiro rapper incluído no Hall foi Jay-Z em 2017. 

O início da carreira solo foi em 2006 com o disco In My Mind, mas Pharrell Williams continuou produzindo, levando sua influência até os anos 2010. Confira cinco músicas marcantes produzidas ou escritas por Pharrell.

+++ LEIA MAIS: Pharrell Williams revela que sempre quis trabalhar com o Oasis

Britney Spears - "I’m a Slave 4 U”

Assinado pelos Neptunes, o single de 2001 foi sucesso de público e ficou marcado pela performance de Britney nos VMAs, onde cantou segurando uma cobra nas costas. A canção fez parte do terceiro disco da cantora, Britney (2001), com colaboração do duo também em “Boys”. Em entrevista ao canal REVOLT, em 2020, Pharrell explicou como escreveu as músicas para Janet Jackson. A cantora gravou demos, porém, não as utilizou, deixando o caminho livre para Spears após intermédio de Justin Timberlake.


No Doubt - “Hella Good”

A faixa do disco Rock Steady (2001) demonstra a versatilidade de Pharrell com o uso de guitarras e sintetizadores característicos do grupo. O produtor e Gwen Stefani trabalharam juntos em diversos projetos além da banda, como na carreira solo da vocalista. Um dos maiores hits de Gwen, "Hollaback Girl", também foi produzida pelos Neptunes.

+++ LEIA MAIS: Gwen Stefani ficou sabendo de projeto paralelo dos integrantes do No Doubt pela internet


Snoop Dogg - “Drop It Like It’s Hot” 

Lançada como single para R&G (Rhythm & Gangsta): The Masterpiece (2004), foi a primeira faixa de Snoop Dogg a atingir o topo da Billboard Hot 100. A produção também foi assinada pelos Neptunes e conta com a característica repetição de quatro batidas no primeiro compasso, marca registrada das músicas produzidas por Pharrell.


Kendrick Lamar - “Alright” 

Pharrell colabora com diversos rappers e cantores pop da atualidade. Kendrick Lamar foi um deles na forte faixa do disco To Pimp A Butterfly (2015). Com versos sobre a vivência de pessoas negras nos Estados Unidos, a música recebeu o Grammy como Melhor Canção de Rap e como Melhor Perfomance de Rap em 2016.

+++ LEIA MAIS: Como Kendrick Lamar descobriu que seria rapper?


Tyler, The Creator - “IFHY”

Mais uma da geração de rappers dos anos 2010. Pharrell, além de compor, emprestou a voz para partes mais melódicas da faixa de maior sucesso do terceiro disco de Tyler, Wolf (2013). Os dois continuam a colaborar esporadicamente e o rapper admitiu, no Twitter, ser um grande fã do integrante dos Neptunes. “Mal posso descrever o que [o disco In My Mind, 2006] significou para mim. Comecei o caminho para onde vou hoje naquele verão, uma obra de arte muito importante.”  


+++ FIUK: 'TENHO ROCK NA VEIA DESDE CRIANÇA' | ENTREVISTA | RS