Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Planet Hemp e Criolo anunciam o 'começo do fim do mundo' em 'Distopia'

'Distopia' é single do primeiro disco de estúdio de inéditas do Planet Hemp em 22 anos

Redação Publicado em 20/09/2022, às 11h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
BNegão, Criolo e Marcelo D2 (Foto: Bel Gandolfo)
BNegão, Criolo e Marcelo D2 (Foto: Bel Gandolfo)

Após 22 anos, Planet Hemp lançará música inédita nesta terça, 20. Intitulada "Distopia," a canção conta com colaboração do rapper Criolo e narra: "Senhoras e senhores, sejam todos muito bem-vindos ao começo do fim do mundo." Atualmente, o grupo é formado por Marcelo D2, BNegão, Formigão, Pedro Garcia e Nobru.

Lançada pela Som Livre, "Distopia" lança oficialmente às 20h pelo horário de Brasília. A letra mostra um retrato do Brasil atual e distópico ao mesmo tempo, enquanto faz uma convocação ao poder popular de reação e mobilização. Vale lembrar que Planet Hemp é conhecido pelas letras críticas e políticas.

O olhar dos que não enxergam, eles querem te julgar /Deixa con- /Deixa con- /Deixa condenar / Isso é pra libertar, semente germinar / Espírito no comando, liberdade para as mentes já.

+++LEIA MAIS: Muito além da Cannabis: Planet Hemp faz show impecável em nome da luta pela liberdade de expressão no Forró da Lua Cheia

Já o videoclipe da música tem direção do próprio Marcelo D2 e produção da Pupila Dilatada. O vídeo mostra D2, BNegão, Formigão, Pedro Garcia, Nobru e Criolo em cenários urbanos e na natureza. Mesmo com ambientes familiares ao público e fãs, o clipe de "Distopia" tem cenas surrealistas, como um BNegão grande demais para a pequena sala de jantar da família tradicional brasileira.

Claro, o videoclipe conta com algumas dicas sobre o título do próximo disco de estúdio do grupo (sucessor de A Invasão do Sagaz Homem Fumaça, de 2000), o qual previsão de lançamento para o final de outubro de 2022. "Gravado em quatro dias pelo Rio de Janeiro e dividido em doze cenas, o clipe de 'Distopia' é um grande trailer do que vem por aí no audiovisual de todo o disco," afirmou Marcelo D2 à imprensa.

Planet Hemp e Criolo
Planet Hemp e Criolo (Foto: Bel Gandolfo)

+++LEIA MAIS: Planet Hemp: Após 21 anos, banda apresenta três músicas inéditas em shows

'Distopia,' do Planet Hemp com Criolo, tem cunho político?

Como visto na discografia do Planet Hemp, "Distopia" faz analogias e referências ao cenário sócio-político atual. "Sempre fomos um movimento de contestação. As nossas letras, que um dia já nos levaram à prisão, são o reflexo do que a gente pensa sobre esse sistema, sobre o ideal coletivo e a nossa forma de expressar através da música o nosso manifesto," explicou a banda.

Vai muito além de um discurso político, é um discurso musical muito mais profundo sobre liberdade de pensamento.