Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone
Música / Demi Lovato

Por que Demi Lovato mudou a letra de “Cool for the Summer”

Nova versão da música aparece no álbum Revamped, que traz hits antigos da cantora em releitura mais orientada ao rock

Demi Lovato (Foto: Angelo Kritikos)
Demi Lovato (Foto: Angelo Kritikos)

Lançada como primeiro single do álbum Confident (2015), “Cool for the Summer” é um dos grandes hits da carreira de Demi Lovato. A música entrou para o top 10 das paradas de vários países, como Reino Unido, Grécia, Canadá e Nova Zelândia, além ter obtido certificação de platina nos Estados Unidos (tripla), Austrália e Alemanha.

Curiosamente, a canção passou por uma mudança sutil e ao mesmo tempo importante em termos de letra para sua regravação em Revamped, álbum onde Lovato explora seus hits anteriores em faceta mais rock. Em sua letra original, o refrão dizia:

“Don't tell your mother (Não conte para sua mãe)

Kiss one another (Beijar uma a outra)

Die for each other (Morrer uma pela outra)

We're cool for the summer (Estamos de boa durante o verão)”

Já no novo disco, lançado no último dia 15 de setembro, a artista transformou o trecho em:

“Go tell your mother (Vá contar para sua mãe)

Kiss one another (Beijar uma a outra)

Die for each other (Morrer uma pela outra)

We're cool for the summer (Estamos de boa durante o verão)”

Quantitativamente, é uma alteração sutil: apenas um verso, que deixou de ser “não conte para sua mãe” para virar “vá contar para sua mãe”. Contudo, por se tratar de uma música onde Demi aborda um romance entre duas mulheres, ela quis fazer disso uma coisa que não é para ser escondida.

A mudança foi explicada em entrevista ao The Zach Sang Show (via American Songwriter). Lovato avalou:

“Eu mudei a letra de ‘Não conte para sua mãe’ para ‘Vá contar para sua mãe’. É um orgulho e eu queria que isso fosse reflexivo. Quando lancei a música pela primeira vez, eu não estava em um lugar onde me sentisse confortável o suficiente com minha sexualidade para dizer ao mundo que era bi na época, então a letra refletia onde eu estava emocionalmente, que era: ‘Não conte para sua mãe’.”

O maior receio de Demi à época era sua família. Ela ainda não havia se assumido bissexual para seus pais. No fim das contas, “Cool for the Summer” fez sucesso e tanto papai quanto mamãe sacaram o tom da letra sem muitas dificuldades.

“Não contei para minha mãe ou meu pai que tinha sentimentos por mulheres. Depois que contei para meus pais e para o resto do mundo — em primeiro lugar, meus pais disseram: ‘sim, nós ouvimos a ‘Cool for the Summer’, já sabemos’. Assim que me assumi, pensei: ‘por que lancei uma música com ‘Não conte para sua mãe’? Quero que as pessoas sintam orgulho, então, mudei a letra.”

Demi Lovato e a abordagem rock para hits pop

Durante seus shows recentes, Demi Lovato já tem apresentado versões repaginadas de suas músicas, agora mais orientadas ao rock. Faltava, porém, adaptá-las em gravações de estúdio. O álbum Holy Fvck (2022) já trazia essa abordagem roqueira, só que em um repertório novo. Revamped faz a artista voltar às canções do passado para fazer o mesmo.

Ainda durante a entrevista, ela refletiu sobre essa e outras motivações que a levaram a trabalhar em regravações.

“Eu queria fazer um álbum de grandes sucessos sem que fosse um álbum de grandes sucessos. Meus fãs adoram certas músicas que talvez não sejam meus sucessos, mas são músicas profundas que os fãs conhecem. ‘La La Land’ é uma delas. Não é um hit que tocou nas rádios, mas foi uma música que os meus fãs, que são meus fãs há muito tempo, conhecem muito bem. Queria fazer um novo álbum que refletisse meu novo som, mas que ainda lembrasse a era 2008-2009, quando o lancei. Adorei o resultado Estou muito feliz com isso. A nostalgia é algo que a geração do milênio realmente gosta agora, então isso também influenciou.”