Por que John Lennon ficou 'preocupado' com Ringo Starr após separação dos Beatles?

John Lennon tinha medo de Ringo Starr não conseguir fazer sucesso após a separação dos Beatles

Mariana Rodrigues (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 09/07/2021, às 14h40

None
Beatles (Foto: Getty Images / Equipe)

Quando os Beatles decidiram encerrar a banda em 1970, cada integrante começou a trabalhar em projetos solos. No entanto, Ringo Starr não teve a mesma facilidade dos companheiros para emplacar um sucesso nas paradas, o que preocupou John Lennon

De acordo com Express UK, o repórter Michael Seth Starr explicou no livro Ringo: With a Little Help (2015) como Lennon tinha um "ponto fraco" quando se tratava de Ringo Starr. "Eles passavam férias juntos nos primeiros dias e eram vizinhos em Weybridge, passando vários fins de semana na companhia um do outro fora do estúdio," escreveu.

+++ LEIA MAIS: Quem foi Sgt Pepper, inspiração dos Beatles para disco?

Seth Starr também ressaltou como ex-Beatle se importava com o amigo: "John também estava preocupado com Ringo, agora que os Beatles deixaram de existir." O jornalista Ray Connolly completou: "Lembro de John falando sobre Ringo quando eles estavam em Tittenhurst Park [casa de Lennon] e disse, 'não quero que Ringo acabe pobre, precisando tocar em boates do norte."

"[Lennon continuou]: 'Porque a pior coisa no mundo para uma ex-estrela do pop na Inglaterra é acabar tocando em Bradford ou Darlington, nas boates do norte, porque são realmente lugares horríveis... As pessoas comem batata frita e scampi enquanto você tenta ser ouvido."

+++ LEIA MAIS: Qual música John Lennon escreveu cheio de ressentimentos?

Para impedir isso, Lennon resolveu presentear o amigo com a canção "I'm The Greatest." O músico a escreveu pela primeira vez em 1970 e decidiu não gravá-la sozinho na época. "[Lennon] esqueceu a música até que Ringo pediu a ele para contribuir com algo para o LP Ringo (1973).

Posteriormente, falou sobre ter reescrito a canção para o amigo: "Não poderia cantá-la, mas era perfeita para Ringo. Ele poderia dizer 'I'm The Greatest' [eu sou o melhor] e as pessoas não ficariam chateadas. Se eu dissesse 'I'm The Greatest,' todos levariam muito a sério."

+++ LEIA MAIS: Por que Prince achava música dos Beatles 'demoníaca'?

Starr também falou sobre a faixa: "É muito irônico. Só [John] poderia ter escrito e só eu poderia ter cantado." Para deixar a música ainda mais especial, foi gravada com quase todos os ex-integrantes dos Beatles, com Lennon no piano e nos vocais, e George Harrison na guitarra. 


+++ OS 5 DISCOS ESSENCIAIS DE BOB DYLAN | ROLLING STONE BRASIL