Por que Led Zeppelin se irritou com rótulo de heavy metal?

Desde 1970, o Led Zeppelin não gostava de ser definido como heavy metal

Redação Publicado em 16/07/2021, às 12h14

None
Led Zeppelin em 1968 (Foto: Reprodução/ Instagram/Jørgen Angel)

O fato do Led Zeppelin ter apresentado uma mescla incrível de folk e hard rock nos dois primeiros discos da carreira aparentemente não mudou a opinião do público que definia a banda como heavy metal, via Cheat Sheet. Formada por Jimmy Page, Robert Plant, John Paul Jones e John Bonham, o grupo marcou a geração dos anos 1970 com o rock pesado. 

Apesar de serem conhecidos por fazer ótimas canções de heavy metal, o Led Zeppelin não gostava de ser rotulado por este gênero musical. Segundo o Cheat Sheet, no início dos anos 1970, Robert Plant e os companheiros de banda estavam cansados desse rótulo. 

+++ LEIA MAIS: Robert Plant, do Led Zeppelin, quer divulgar gravações raras após a morte; entenda

Mesmo com “Thank You” e “Ramble On” no  Led ZeppelinII, os críticos consideraram o projeto como precursor do metal. Em uma entrevista à Rock Magazine após as sessões de IV(1971), Robert Plant procurou palavras para descrever as faixas que não eram “Going to California” ou “Stairway to Heaven”.

"Há algumas coisas boas e fortes, algumas realmente, não dizemos 'heavy', certo? Bem, não sei se podemos [dizer 'heavy']. Mas é um material forte e empolgante," afirmou o músico via Led Zeppelin on Led Zeppelin

+++ LEIA MAIS: Led Zeppelin e Rolling Stones: por que nunca houve competição entre as duas bandas nos anos 1970?

Décadas mais tarde, os integrantes continuaram a discordar do rótulo de heavy metal quando relembravam dos anos como Led Zeppelin. Conforme o Led Zeppelin News relata, Jimmy Page negou participar do That Metal Show simplesmente devido ao nome do programa de Eddie Trunk.

Em uma entrevista de 1988 à Q Magazine, Robert Plant não gostou muito de ser destacado como uma influência do metal: "Se eu sou responsável por  isso de alguma forma, então fico muito, muito envergonhado."

+++LEIA MAIS: Por que Led Zeppelin recusou tocar em Woodstock?

"Hard rock, heavy metal hoje em dia está apenas dizendo 'Venha e me compre. Estou aliado ao Diabo - mas apenas nesta foto, porque depois disso serei muito legal e um dia vou crescer e ser empresário de um grupo pop'," afirmou Plant

+++LEIA MAIS: Qual música do Led Zeppelin tem o melhor riff de todos os tempos?


+++ OS 5 DISCOS ESSENCIAIS DE BOB DYLAN | ROLLING STONE BRASIL