Queen: Roger Taylor relembra reação da MTV ao clipe de 'I Want To Break Free': 'Mente fechada'

'Boicote' de clipe de 'I Want To Break Free' pela emissora atrapalhou desempenho do single nos EUA, segundo Taylor e Brain May

Felipe Grutter (com supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 03/09/2021, às 12h58

None
Freddie Mercury no clipe de I Want To Break Free (Foto: Reprodução/YouTube)

Um dos clipes mais icônicos do Queen, "I Want To Break Free" não foi tão bem recebido no lançamento. Em vídeo especial da banda publicado no YouTube, o baterista Roger Taylor relembrou reação da MTV na época do surgimento do vídeo, e definiu a atitude da emissora como "mente fechada."

Como Entertainment Weekly apontou, o videoclipe de "Body Language," lançado em 1982, foi o primeiro a ser banido pela MTV. No entanto, a resposta da emissora em relação ao de "I Want To Break Free" foi ainda mais notável na história da banda britânica liderada por Freedie Mercury.

+++LEIA MAIS: Queen: Ditaduras na América do Sul quase impediram shows da banda em 1981

Lançado em 1984, o clipe de "I Want To Break Free" mostra os integrantes do Queen vestidos como personagens femininas da popular novela britânica Coronation Street. Embora bem recebida no Reino Unido, a música não teve bom desempenho nas paradas estadunidenses - para os músicos sobreviventes do Queen, isso se deu pela relutância da MTV em exibir o vídeo.

"MTV era muito mente fechada. Era [a banda] Whitesnake, po*** do Whitesnake e depois outra faixa do Whitesnake," comentou Taylor no último capítulo de Queen the Greatest. "Decidiram como não achavam homens travestis 'rock' o suficiente. Então, não assistiram ao vídeo."

+++LEIA MAIS: Queen: Steve Howe relembra dia em que tocou guitarra em disco da banda [FLASHBACK]

"Lembro-me de estar na turnê promocional [de 'I Want to Break Free'] no meio-oeste dos EUA e os rostos das pessoas ficando pálidos," relembrou Brian May no Fresh Air, da NPR, em 2010. "Diríamos: 'Não, não podemos tocar isso. Você sabe, parece homossexual...' Isso realmente prejudicou todo nosso relacionamento com a rádio neste país e provavelmente o público também."


+++ CONFIRA TUDO SOBRE A BANDA 5 SECONDS OF SUMMER!