Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Rage Against The Machine cancela turnê de 2023 por lesão de vocalista

Zack de la Rocha escreveu que rompimento do tendão tornou impossível a continuidade da turnê de Rage Against The Machine, mesmo em 2023: 'sem acreditar'

Redação Publicado em 04/10/2022, às 13h48

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Zack de la Rocha (Getty Images)
Zack de la Rocha (Getty Images)
O Rage Against The Machine cancelou a turnê pela América do Norte em 2023. Em comunicado, Zack de la Rocha afirmou que a lesão na perna ocorrida durante a retomada da banda acabou impedindo a continuidade da agenda.
"Já são quase três meses desde [a lesão em] Chicago e eu ainda olho para minha perna sem acreditar", escreveu o músico em comunicado.
+++ LEIA MAIS: Coldplay adia shows no Brasil por infecção pulmonar de Chris Martin
"Dois anos de espera durante a pandemia, esperando uma abertura para que pudéssemos ser uma banda novamente, para continuar o trabalho que começamos há 30 e poucos anos. Ensaiando, treinando, reconciliando e entrando em forma. E então, um show e meio turnê adentro e meu tendão se estraga."

"Eu rompi meu tendão de Aquiles esquerdo seriamente e apenas 8% dele ficou intacto. E mesmo essa parte ficou seriamente comprometida. Não é uma simples questão de conseguir tocar de novo, mas se estende às funções básicas daqui pra frente."
+++ LEIA MAIS: Artistas internacionais que se posicionaram nas eleições brasileiras
Abaixo o pronunciamento completo de Zack de la Rocha:

Já são quase três meses desde [a lesão em] Chicago e eu ainda olho para minha perna sem acreditar. Dois anos de espera durante a pandemia, esperando uma abertura para que pudéssemos ser uma banda novamente, para continuar o trabalho que começamos há 30 e poucos anos. Ensaiando, treinando, reconciliando e entrando em forma. E então, um show e meio turnê adentro e meu tendão se estraga. Parece uma piada de mal gosto do universo comigo. Enquanto escrevo isso, me lembro que é apenas uma circunstância ruim. Um momento f*dido.

Infelizmente, é um momento que exige muito trabalho e cura. Eu rompi meu tendão de Aquiles esquerdo seriamente e apenas 8% dele ficou intacto. E mesmo essa parte ficou seriamente comprometida. Não é uma simples questão de conseguir tocar de novo, mas se estende às funções básicas daqui pra frente. Esse o o motivo pelo qual eu tomei a dolorosa decisão de cancelar o restante dos shows de nossa turnê em 2023 pela América do Norte.

Eu odeio cancelar shows. Odeio desapontar nossos fãs. Vocês esperaram pacientemente para nos ver e eu nunca esqueci disso. Eu nunca menosprezei isso. Por vocês, tenho o máximo respeito e gratidão.

A meus irmãos Tim, Brad e Tom; a El P, Killer Mike, Trackstar e a toda a equipe RTJ; a todos em nossa produção; técnicos, cozinheiros, motoristas, assistentes, seguranças, e a todos que fizeram dos shows possíveis até aqui, todo meu amor e respeito. Espero vê-los muito em breve.

Zack de la Rocha


O acidente de Zack de la Rocha

Zack de la Rocha, vocalista do Rage Against the Machine, rompeu o tendão do seu calcanhar durante um show em Chicago. O acidente ocasionou o cancelamento da turnê de retorno da banda. Em um post no Instagram no dia 13 de agosto, o fotógrafo Glen E. Friedman revelou: 
“Fui ver meu bom amigo Zack (com seu tendão de Aquiles) se apresentar ontem à noite no Madison Square Garden [12 de agosto]”, escreveu ele. “Mesmo tendo que sentar durante a apresentação, Zack de la Rocha mostrou ao mundo o que eles estavam perdendo em todos os anos que ele esteve longe desse incrível grupo de músicos.
+++ LEIA MAIS: Rage Against the Machine defende aborto: 'Proibir causa sofrimento'
Apesar da banda ter feito shows após o incidente, Zack de la Rocha deve ficar de repouso nos próximos meses (via Rolling Stone US). A banda também teve que cancelar sua participação em grandes festivais como os de Reading e Leeds, no Reino Unido. A banda The 1975 foi anunciada como substituta. Neste dia 4 de outubro, um novo comunicado anunciou o cancelamento da turnê.
None
Zack de la Rocha. (Foto: GettyImage)
"Eu não sei o que aconteceu com minha perna agora", disse o cantor à plateia no dia do acidente. “Nós vamos continuar com essa merda de merda. Eu posso rastejar por este palco. Vamos tocar para todos vocês esta noite.” 

Rage Against The Machine volta aos palcos após 11 anos

A turnê de reunião do grupo, prevista para 2020, foi adiada devido à pandemia de covid-19; e agora, novamente adiada devido a orientações médicas.
Dentre as faixas apresentadas nos primeiros shows estiveram as clássicas ‘Killing In The Name’, ‘Bullet In The Head’ and ‘Bombtrack’. 'The Ghost Of Tom Joad', o cover de Springsteen, era uma faixa comum nas setlists do Rage Against The Machine nos anos 1990.