Rolling Stones: Quais músicas a banda nunca tocou ao vivo?

Com uma extensa discografia, algumas músicas dos Rolling Stones ficaram de fora dos shows

Mariana Rodrigues (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 01/09/2021, às 18h00

None
Capa Rolling Stones no On Air, BBC, para "Come On" (Foto: Reprodução/Divulgação)

Entre as maiores conquistas dos Rolling Stones com certeza está a resistência inabalável da banda. Com mais de seis décadas de carreira, o grupo reuniu um vasto catálogo de grandes sucessos do rock que encantaram o mundo e entraram para a história da música. No entanto, nem todas essas faixas foram tocadas ao vivo.

De acordo com Ultimate Classic Rock, desde a formação do grupo em 1962 as três canções mais tocadas em shows dos Rolling Stones foram "Jumpin 'Jack Flash," "Brown Sugar" e "Honky Tonk Women." "Cinquenta anos é muito tempo, geralmente, para fazer e continuar fazendo qualquer coisa e, claro, ainda fazer as mesmas músicas, muitas delas," disse Mick Jagger ao Toronto Star em 2013.

+++ LEIA MAIS: Rolling Stones: O começo do mito [ARQUIVO RS]

Músicas que os Rolling Stones nunca tocaram ao vivo

Com uma extensa discografia, é de se esperar que algumas faixas, apesar de boas, fiquem de fora do setlist, como aconteceu com "Heaven," do disco Tattoo You (1981). A música é a única do disco em que Keith Richards não toca guitarra, instrumento que ficou nas mãos de Mick Jagger e Bill Wyman.

"Hide Your Love," do Goats Head Soup (1973), é outra a nunca chegar aos palcos, provavelmente porque Jagger inicialmente não teve uma boa avaliação da faixa. "Na época, lembro-me de ter pensado: 'Oh, essa foi uma música descartável,'" disse à Rolling Stone EUA.

+++ LEIA MAIS: Para relembrar Charlie Watts: As 10 melhores músicas dos Rolling Stones [LISTA]

Além disso, "Down in the Hole," do Emotional Rescue (1980) é uma das canções de blues dos Rolling Stones nunca que foi apresentada ao vivo. Também do Goats Head Soup, "Winter" é resultado de uma colaboração de Jagger e do guitarrista Mick Taylor e, apesar da ótima composição, não foi performada em nenhum show.

Dentre as diversas faixas dos Rolling Stones que nunca apareceram em uma setlist a melhor talvez seja "If You Really Want to Be My Friend," do It's Only Rock 'n Roll(1974). A música inclui o grupo soul da Filadélfia Blue Magic e, mesmo com uma letra que não deixa claro para quem Jagger, ainda é uma excelente gravação.

+++ LEIA MAIS: Rolling Stones: Tattoo You, disco de 'sobras' que alcançou o topo das paradas


+++ CONFIRA TUDO SOBRE A BANDA 5 SECONDS OF SUMMER!