Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Slash: 4 letras do guitarrista do Guns N' Roses [LISTA]

Músico completa 57 anos neste sábado, 23; além das guitarras, ele também é responsável por algumas letras icônicas do Guns N’ Roses

Redação Publicado em 23/07/2022, às 12h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Slash. (Foto: GettyImage)
Slash. (Foto: GettyImage)

Talvez você o conheça por seu visual, com a cartola e os cabelos crespos. Ou ainda pelos riffs, ou até mesmo pela cena clássica de seu solo no deserto, no clipe de "November Rain." O que mesmo alguns fãs não atentam, no entanto, é para o talento de Slash como letrista. Em sua trajetória, o guitarrista do Guns N’ Roses também foi responsável por alguns dos versos mais icônicos da banda.

Slash admite que a composição não é a função que mais gosta na música. Em entrevista ao MetroLyrics, em 2012, ele declara que não se considera "verbalmente expressivo" e que, em vez de escrever letras ou poemas, prefere expressar-se usando "apenas música." Apesar disso, o músico foi responsável por parte dos versos do Guns N'Roses, além de boa parte da poesia de sua carreira solo.

+++ LEIA MAIS: Slash acha impossível acontecer um filme sobre o Guns N' Roses como a cinebiografia do Motley Crue

Neste sábado, 23, Slash completa 57 anos de idade - 37 desde a criação da banda em Los Angeles, na Califórnia. Para relembrar esse lado igualmente talentoso do guitarrista, relembramos abaixo quatro letras que levam sua assinatura - ou melhor, a de Saul Hudson, seu nome real e a forma como assina as faixas.


"Paradise City"

Em entrevista ao Fuse, Slash revelou que a letra original de "Paradise City", do clássico Appetite for Destruction, foi escrita por ele - e que os versos eram bem diferentes dos que acabaram sendo gravados. Segundo ele, a faixa diria: "Take me down to the Paradise City where the girls are fat and they got big titties" ("Me leve para Paradise City, onde as garotas são gordas e têm peitos grandes"). "Achamos que seria engraçado, mas acabou não entrando assim no disco", declarou.

+++ LEIA MAIS: Como Duff McKagan e Slash se conheceram? Baixista relembra


"Mr. Brownstone"

Ainda em Appetite for Destruction, Slash teria assumido a caneta outra vez, agora ao lado de Izzy Stradlin para contar a história de seus próprios vícios em heroína com "Mr. Brownstone" - o que fica claro em versos como "I used ta do a little but a little wouldn't do/So the little got more and more" ("Costumava fazer um pouco, mas um pouco não adianta/Então o pouco acabou virando mais e mais").


"Coma"

A última faixa do disco Use Your Illusion I, "Coma" teve parte da letra escrita por Slash, em um apartamento alugado por ele e por Izzy Stradlin em Hollywood Hills. Em sua biografia, Slash recorda: "Eu tentava escrever essa música a um ano, e não conseguia. Fui para o estúdio tentar escrever-lá e eu "desmaiei". Acordei duas horas mais tarde e me sentei para escrever o final completo para a canção, como se fora de minha cabeça. Era como se eu não soubesse o que estava havendo, mas continuei a escrever. Acho que uma das melhores coisas que eu escrevi foi o segmento final da canção 'Coma'. Ela apenas veio."

+++ LEIA MAIS: Slash estampa a capa da edição de março da Rolling Stone Brasil


"Nightrain"

Segundo o site Genius, "Nightrain" fala sobre um porre com o vinho da marca Night Train. Durante o icônico show do Guns 'N Roses no The Ritz de Nova York, em 1988, Slash teria dito que a faixa fala de "um passeio no parque". Posteriormente, em sua biografia, ele escreveu que a ideia para a letra surgiu durante uma caminhada na qual ele estaria bêbado (do vinho Night Train!) e repetindo o que viria a tornar-se o refrão da música: "I’m on the night train!"