Taylor Swift: Livro incentiva uso de músicas da cantora para ensino de latim; entenda

Professor de latim incentivou a tradução de músicas da Taylor Swift como forma de aprendizado de latim

Redação Publicado em 07/04/2022, às 12h08

None
Red Taylor's Version (Foto: Reprodução)

Um livro acadêmico britânico sugeriu que professores usem músicas de Taylor Swift no aprendizado de latim. Intitulado Teaching Latin: Contexts, Theories, Practices, livro foi escrito por Steven Hunt, professor de Cambridge que ensina a língua há 35 anos e agora treina professores para fazer o mesmo. (via NME)

No livro, ele utiliza como exemplo um trabalho de pesquisa em que um professor universitário pediu aos alunos para traduzirem canções conhecidas, como “Bad Blood” de Swift, em vez de obras do poeta romano Virgílio. Segundo o autor, novas abordagens de ensino são necessárias para que o estudo pareça mais atrativo para jovens.

+++ LEIA MAIS: Taylor Swift e Ed Sheeran: Como 'The Joker And The Queen' se relaciona a clipe antigo da dupla?

Além de tradução de músicas de Swift, Hunt também mostra um entusiasta latino que regravou clássicos da Disney em latim, como “Let It Go” de Frozen (2013), e um modelo 3D de Roma construído no Minecraft, o qual permitiu que os alunos “caminhassem” pela cidade antiga enquanto aprendiam a língua.

“O problema com o ensino do latim é que nunca foi submetido a uma investigação acadêmica completa; tendemos a confiar em informações anedóticas sobre o que parece funcionar,” disse Hunt ao The Guardian.

+++ LEIA MAIS: Taylor Swift é a única cantora na lista da Forbes de artistas mais bem pagos em 2022

Acadêmico continuou: “Não existe uma ‘maneira melhor’ de ensinar, mas alguns professores estão criando um rico conjunto de respostas para o desafio. A maioria se baseia em princípios do ensino de línguas modernas. Como o cérebro humano está programado para o som, ele aprende falando, ouvindo e usando a linguagem. Alguns professores de latim estão percebendo que esta é a maneira de aprender qualquer idioma – vivo ou morto.”

A fala de Hunt ganhou destaque após o governo britânico anunciar um programa de £4 milhões para introduzir latim em 40 escolas da Inglaterra até o fim de setembro deste ano.

+++ LEIA MAIS: Por que Taylor Swift escolheu Dylan O’Brien e Sadie Sink para o clipe de 'All Too Well'?