Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Taylor Swift: Processo por plágio em 'Shake It Off' é encerrado após 5 anos

Compositores alegavam que Taylor Swift teria copiado letra de 'Playas Gon' Play' do grupo 3LW

Redação Publicado em 12/12/2022, às 17h12

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Taylor Swift (Foto: Getty Images)
Taylor Swift (Foto: Getty Images)

Processo contra Taylor Swift por suposto plágio finalmente chegou ao fim. Os compositores Sean Hall e Nathan Butler alegavam que o trecho "hater gonna hate" era uma cópia de"players gonna play", da canção de mesmo nome interpretada pelo grupo 3LW.

Segundo a Billboard, advogados das duas partes chegaram a um acordo na corte da Califórnia, Estados Unidos, nesta segunda, 12. Os acusadores desistiram do processo e pediram "a destituição completa da ação." 

+++ LEIA MAIS: Taylor Swift nega plágio em 'Shake it Off'

Os termos do acordo não vieram a público, não sendo possível comprovar se houve pagamento ou se haverá mudança nos créditos da canção, com consequentes pagamentos por royalties. Julgamento tinha início previsto para janeiro.

Com base na batalha judicial entre Robin Thicke, com “Blurred Lines,” e Led Zeppelin com “Stairway to Heaven,” o processo ganhou destaque na mídia por questionar leis de direitos autorais nos Estados Unidos. Os advogados de Swift acusaram Hall e Butler de tentarem "trapacear" ao monopolizar frases simples.

+++ LEIA MAIS: ‘Carolina’: Taylor Swift anuncia lançamento de faixa inédita para trilha sonora de Um Lugar Bem Longe Daqui

"Na composição eu me baseei em parte nas experiências na minha vida e, em particular, no implacável julgamento público da minha vida pessoal, reportagens no estilo 'clickbait', manipulação pública e outras formas de crítica pessoal negativa que aprendi que só precisava sacudir e focar na minha música", explicou a cantora.

'Haters gonna hate' (Odiadores irão odiar em tradução livre) ou 'players gonna play' (jogadores irão jogar) é uma expressão norte-americana muito utilizada. Swift argumentou que não há como o trecho de sua canção ser plágio, como a frase foi utilizada em inúmeras canções de outros artistas e filmes. No documento do processo, ela cita uma apresentação de 2013 em que vestiu uma camiseta com a frase na estampa.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!