The Monkees: a sensação ‘folk & roll’ totalmente industrializada que deu origem às boy bands

The Monkees foi um fenômeno da música e da televisão norte-americana, reunindo milhares de fãs ao redor do mundo

Redação Publicado em 09/09/2021, às 20h57

None
The Monkees (Foto: AP PhotoRay Howard)

Em busca de uma versão norte-americana do sucesso dos Beatles, há 56 anos o jornal The Hollywood Reporter anunciou a procura por "quatro loucos entre 17 e 21 anos." O objetivo? Escalar jovens atores e músicos, colocá-los em uma banda intitulada The Monkees e criar uma série da NBC que se tornaria um fenômeno. 

Um anúncio como esse não passou batido e cerca de 400 candidatos apareceram interessados na proposta, mas os sortudos escolhidos foram David Jones (voz e percussão), Micky Dolenz (voz e bateria), Peter Tork (baixo, teclado e voz) e Mike Nesmith (voz e guitarra). Eles não tinham ideia, mas estavam prestes a embarcar em uma carreira gigante na música e na televisão, responsável pelo sucesso do modelo de boy bands.

+++ LEIA MAIS: Micky Dolenz ficou “dividido” com a execução de uma música do Monkees em Breaking Bad

A série foi ao ar entre 1966 e 1968 e a banda também ganhou um longa-metragem chamado Os Monkees estão soltos (1968). Com influências do country e folk e grandes composições, os Monkees logo estouraram nas paradas: os discos venderam mais de 75 milhões de cópias no mundo inteiro e o programa venceu um Emmy de melhor série cômica.

Ao longo da carreira, realizaram diversas turnês e a cada LP conquistavam mais fãs. No entanto, Nesmith e Tork deixaram a banda alguns anos depois e foram substituídos pela dupla Boyce& Hart, quem compôs grandes hits do grupo. Tork retornou para os Monkees, mas Nesmith só reencontrou os parceiros novamente em 1995, quando lançaram Just Us, disco inteiramente composto pelo quarteto.

+++ LEIA MAIS: Beatles: Como banda criou um dos principais hits, ‘Hey Jude’?

Jones e Torks infelizmente faleceram em 2012 e 2019 respectivamente. Mas Nesmith e Dolenz continuaram com os projetos do grupo e anunciaram uma turnê de despedida para 2021. Intitulada The Monkees Farewell Tour, os shows têm previsão para começar em setembro e passar por diversas cidades dos Estados Unidos. Relembre um dos maiores sucessos do grupo, "I'm a Believer":