Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone
Música / Wall Of Eyes, On Film

The Smile: quem são os artistas por trás dos videoclipes da banda

Em exibição no cinema, The Smile — banda formada por membros do Radiohead — contou com a ajuda de Sabrina Nichols, Stanley Donwood e Paul Thomas Anderson para embalar as músicas do novo álbum, 'Wall Of Eyes'

Sabrina Nichols (Foto: Claire McClusky) | Stanley Donwood (Foto: Reprodução/Instagram) | Paul Thomas Anderson (Foto: Charley Gallay/Getty Images)
Sabrina Nichols (Foto: Claire McClusky) | Stanley Donwood (Foto: Reprodução/Instagram) | Paul Thomas Anderson (Foto: Charley Gallay/Getty Images)

O The Smile levou algumas dezenas de fãs ao Cineclube Cortina, no centro de São Paulo, na última segunda-feira, 22, com Wall Of Eyes, On Film. Pouco mais de 50 pessoas ocuparam a sala de cinema — montada com cadeiras de praia — para assistir, com exclusividade, filmagens de sessões de gravação e ouvir, antecipadamente, o novo álbum da banda, que será lançado nesta sexta-feira, 26.

No início da exibição, as organizadoras do evento alertaram o público: "O começo pode parecer estranho, mas é assim mesmo". Em seguida, imagens mostrando Thom Yorke (Radiohead, Atoms for Peace), Jonny Greenwood (Radiohead) e Tom Skinner (Sons of Kemet) trabalhando nas músicas do Wall Of Eyes foram projetadas para os espectadores. Os artistas balançavam a cabeça e produziam inúmeras expressões no rosto ao ritmo das músicas que nasciam. A sonoridade, até então, era desconhecida, já que o filme foi transmitido sem som. 

Logo depois, a faixa-título preencheu o ambiente acompanhada de uma animação de Sabrina Nichols sobre uma pintura de Stanley Donwood. Não foi um sacrifício "assistir" ao disco, pois a dupla de artistas visuais disponibilizou uma interpretação extremamente sensível e pertinente a cada uma das canções. Na enérgica "Bending Hectic", por exemplo, a tensão construída com violinos na segunda metade da música foi combinada com inversões de cores e muita luminosidade — ideia digna de uma experiência sinestésica.

Nichols tem mostrado seu talento ao lado do The Smile desde o primeiro álbum da banda. "Pana-vision" e "Free in the Knowledge" são algumas das faixas que ganharam animações pelas mãos da artista. Big Thief e Julien Baker, entre outros músicos, também foram contemplados pelo trabalho de Sabrina. Ela é estagiária na [adult swim], artista-residente da UUU Gallery e produz vídeos para a gravadora Beggars Group

O trabalho de Donwood é familiar para quem acompanha o Radiohead. Yorke e ele se conheceram quando ainda eram estudantes de arte na Universidade de Exeter, no Reino Unido. Os dois criaram juntos as capas dos álbuns do Radiohead, desde The Bends (1995). Stanley também produziu artes para o festival Glastonbury e é escritor. 

Antes que a melancolia se acalmasse, videoclipes dirigidos por Paul Thomas Anderson foram exibidos um atrás do outro, começando pelo de "Friend of a Friend", que será lançado nesta quinta-feira, 25. O espetáculo foi encerrado com "Daydreaming", do Radiohead. Todos os presentes ainda levaram um pôster do The Smile para casa. 

Confira a tracklist de Wall Of Eyes, segundo álbum de estúdio do The Smile:

1. "Wall of Eyes" 
2. "Teleharmonic" 
3. "Read the Room" 
4. "Under our Pillows"
5. "Friend of a Friend"
6. "I Quit"
7. "Bending Hectic"
8. "You Know Me!"