Tudo o que Kanye West falou sobre Donda: lançamento, detalhes e mais [LISTA]

Décimo disco de estúdio, Donda chega às plataformas de streaming ainda esta semana

Redação Publicado em 22/07/2021, às 12h37 - Atualizado em 27/07/2021, às 09h40

None
Kanye West (Foto: Reprodução/Instagram)

No início desta semana, Kanye West surpreendeu a internet ao anunciar o décimo disco de estúdio da carreira, Donda. Embora seja novidade, ao longo do último ano, o rapper sugeriu um novo projeto em diversos momentos.

Dondaleva o nome da falecida mãe do rapper, Donda West. Provocado pela primeira vez em março de 2020, mais tarde programado para um lançamento em julho de 2020, o disco finalmente chega às plataformas digitais ainda em 2021. 

+++LEIA MAIS: Kanye West processa Walmart por plágio; entenda

Pensando nas provocações sobre o álbum, e para entrar no clima do lançamento de Donda, o NME listou tudo o que Kanye West falou sobre um possível disco ao longo do último ano, após a chegada do aclamado Jesus is King (2019). Confira:


Gravações

Inicialmente, segundo uma publicação do Wall Street Journal de março de 2020, West estava “se preparando para gravar um novo disco no México”. No início de março, o rapper foi à Cabo San Lucas, no México, “para trabalhar na música”. No entanto, voltou à família em meados de março, quando a situação do coronavírus começou a piorar nos Estados Unidos.

+++LEIA MAIS: Kanye West é visto aos gritos com Chance The Rapper em vídeo


Detalhes

À GQ, o escritor Will Welch detalhou os dois dias que passou no México com Kanye West em março de 2020. Segundo as informações, o rapper estava "profundamente envolvido na gravação do seguimento de Jesus Is King. Ouvi uma série de novas canções em vários estágios de conclusão."

Na conversa com Welch, o músico desabafou: "Eu estava pensando em não fazer rap de novo, porque fiz rap para o diabo por tanto tempo que nem sabia fazer rap para Deus. Então, um dos meus pastores me disse: 'Meu filho acabou de dizer que gostaria de um álbum de rap sobre Jesus de Kanye West.' Ele não disse: 'Kanye West, você deve fazer isso' ou 'você precisa fazer isso'. Ele acabou de me dizer algo que uma criança disse. E essa coisa fez a diferença."

+++LEIA MAIS: Kanye West promete extinguir a fome e a falta de moradia nos Estados Unidos caso ganhe a eleição


Donda

Em 13 de julho de 2020, no que seria o aniversário de 71 anos da mãe dele, DondaWest, Kanye West lançou uma nova música de dois minutos em uma publicação no Twitter, que foi deletada logo em sequência.

Como lembra o NME, a faixa começou com uma gravação de sua mãe recitando a letra do single de 1993 do KRS-One, "Sound Of Da Police". Vale lembrar que, em uma nova publicação do rapper no Instagram com o que deve ser a tracklist do disco, há uma faixa com o título "Donda". 

+++ LEIA MAIS: Casamento de Kim Kardashian e Kanye West terminou porque rapper não queria se comprometer


Tracklist

Em uma publicação no Instagram nesta quarta, 21, Kanye West deu um gostinho sobre a tracklist. Sem muitos detalhes, o rapper publicou uma imagem com os possíveis títulos das canções. Confira:

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por ye (@kanyewest)

 


'Primeiro lançamento' de Donda

Uma semana após lançar a música em homenagem à mãe em 2020, Kanye West começou a provocar um novo disco intitulado Donda, em um tuíte excluído posteriormente. Logo em sequência, no dia 21 de julho de 2020, publicou uma possível tracklist, com 12 faixas.

+++LEIA MAIS: As 7 melhores músicas de Kanye West: 'Monster', 'Jesus Walks' e mais [LISTA]


Parceria?

Ainda em 2020, Kanye West sugeriu que faria uma parceria com The Mars Volta ao publicar um tuíte com: "The Mars Volta, precisamos terminar o álbum." Não há nada confirmado, porém.


Capa

Em 2020, o rapper publicou a capa original de Donda, mas ainda não foi confirmado se será a mesma imagem para o disco. 

+++LEIA MAIS: Shavo Odadjian, do System Of A Down, era ‘grande amigo’ de Kanye West


Arquivo

No início de 2021, muitas pessoas presumiram que Donda havia sido permanentemente arquivado - nessa época o rapper tuitou "KANYE 2024", sugerindo novamente uma candidatura à presidência.


Audição

Kanye West fez uma festa surpresa para ouvir um novo disco em Las Vegas, com a gravadora Def Jam tuitando simplesmente: “YZY SZN” no dia 18 de julho. Uma transmissão do evento estará disponível via Apple Music, segundo informações do NME.

+++LEIA MAIS: Forbes contesta fortuna de Kanye West: 'Vale menos de um terço disso'

Na última quinta, 22, houve uma segunda festa de audição, desta vez no estádio Mercedes-Benz Stadium. O evento foi organizado por Pusha T, quem publicou um anúncio no Instagram.


Parcerias e lançamento

Após não ser lançado em  23 de julho de 2021, Donda ganhou uma nova data: 6 de agosto de 2021, segundo informações da Rolling Stone EUA. Durante a segunda festa de audição, Kanye West revelou quais parcerias estão no novo disco: Jay-Z, Pop Smoke, Travis Scott, Pusha T, Baby Keem, Lil Baby, Lil Durk e mais.

+++LEIA MAIS: Jay-Z processa fotógrafo do disco de estreia por uso indevido de imagem; entenda


Watch The Throne Part II

Um dos momentos mais comentados do evento de audição foi no final, quando West estreou uma nova colaboração com Jay-Z. Em um verso no qual verifica os momentos políticos do passado de Kanye e provoca uma continuação de Watch The Throne (2011), Jay oferece à noite seu ponto alto singular, assim como uma visão geral do processo de gravação de Donda.

Jay-Z teria oferecido o verso na mesma tarde da audição. No mesmo estádio onde Kanye está agora, esperançosamente terminando o álbum.

+++LEIA MAIS: Avaliada em R$ 15 milhões, mansão de Beyoncé e Jay-Z pega fogo


+++ RS TRENDING | CONHEÇA OLIVIA RODRIGO: VIDA, RECORDES, SOUR E MAIS!