Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone
Música / De volta à moda

Vendas de vinil aumentam quase 15% em 2023

Além disso, discos de vinil superaram venda de CDs pela primeira vez em 36 anos em 2023

Loja de discos de vinil em Nova York (Foto: Spencer Platt/Getty Images)
Loja de discos de vinil em Nova York (Foto: Spencer Platt/Getty Images)

Alguns meses após superar vendas de CDs após 36 anos, a comercialização de discos de vinil, que voltou a ser moda nos últimos anos, aumentou 15% nos primeiros nove meses de 2023, segundo dados coletados pela BPI (via MusicWeek).

Como a empresa relatou, foram vendidos 3.952.262 LPs de vinil de janeiro até dezembro. Esse número representa um aumento de aproximadamente 13,2& em relação à 2022. Já nos três meses do terceiro trimestre foram 1.237.620 discos vendidos (15,1% superior ao do ano anterior).

+++LEIA MAIS: Colecione 8 lançamentos do ano passado em vinil

Diversos artistas também colaboraram para o aumento da popularidade dos discos de vinil ao lançar álbuns nesse formato. Nomes como Lana Del Rey, Taylor Swift, Blur e Kylie Minogue fizeram isso em 2023. O vinil mais vendido no até agora é Did you know that there’s a tunnel under Ocean Blvd, de Del Rey, com 33.568 cópias vendidas.

Em segundo lugar vem Speak Now (Taylor's Version), de Taylor Swift, com 29.649 vendas (mas foi o lançamento em vinil mais vendido do terceiro trimestre). O pódio fecha com The Ballad of Darren, do Blur, com 26.894 cópias. Em quarto lugar está Tension, de Kylie Minogue, com 19.160 cópias vendidas.

+++LEIA MAIS: Você sabe como funciona um disco de vinil?

Vale destacar como o número de venda de discos de vinil deve aumentar ainda mais com a Black Friday, marcada para acontecer no dia 24 de novembro. Nesta data, artistas como Joni Mitchell, Prince, The Doors, Post Malone e cerca de outros 90 artistas lançarão edições limitadas de vinil.