Voz do Milênio: Como Elza Soares se manteve ativa até o último momento

Elza Soares morreu nesta quinta, 20 de janeiro, e apesar dos 91 anos, tinha shows marcados para 2022

Redação Publicado em 20/01/2022, às 19h02

None
A icônica cantora Elza Soares (Foto: Reprodução / Twitter)

A cantora brasileira Elza Soares morreu nesta quinta, 20 de janeiro, no Rio de Janeiro (RJ), aos 91 anos. Com uma carreira que ultrapassava 70 anos, mais de 30 discos lançados e milhares de fãs impactados por sua voz impressionante, a artista seguiu se apresentando até o último momento: seu último show foi em Belém do Pará em dezembro de 2021, e tinha mais performances agendadas para 2022.

No comunicado oficial à imprensa, a assessoria finalizou dizendo: "Feita a vontade de Elza Soares, ela cantou até o fim." De fato, a maior paixão da vida da artista era cantar, manter-se ativa e presente no mundo da música, apesar dos 91 anos. O disco mais recente, PlanetaFome, foi lançado em 2019 e, após a pandemia de covid-19, a cantora tinha planos de apresentá-lo ao público em uma turnê.

+++LEIA MAIS: Morre cantora Elza Soares, aos 91 anos

De acordo com informações da Revista Quem,Elza tinha shows marcados para 2022 — incluindo uma performance gravada no Theatro Municipal de São Paulo — nos quais apresentaria clássicos da carreira e novos lançamentos. A turnê Onda Negra — ao lado do cantor e sobrinho de Elza, Renegado — chegava na capital paulista em 3 de fevereiro e focava em exaltar artistas e figuras negras. No Rio de Janeiro, as datas eram 19 e 28 do mesmo mês, e em Curitiba e Belo Horizonte, os shows estavam marcados para agosto. Além disso, a cantora eleita Voz do Milênio planejava gravar o próximo disco também neste ano. 


Morte de Elza Soares

De acordo com informações da assessoria da artista, Elza Soares faleceu de causas naturais. Com voz marcante, mais de 30 discos e letras sobre racismo, feminismo e amor, tem uma contribuição inestimável para o repertório nacional. O comunicado oficial da equipe da cantora diz: "É com muita tristeza e pesar que informamos o falecimento da cantora e compositora Elza Soares, aos 91 anos, às 15 horas e 45 minutos em sua casa, no Rio de Janeiro, por causas naturais."

+++LEIA MAIS: Elza Soares: De origem humilde a Voz do Milênio, relembre cantora brasileira essencial do samba

"Ícone da música brasileira, considerada uma das maiores artistas do mundo, a cantora eleita como a Voz do Milênio teve uma vida apoteótica, intensa, que emocionou o mundo com sua voz, sua força e sua determinação. A amada e eterna Elza descansou, mas estará para sempre na história da música e em nossos corações e dos milhares fãs por todo mundo. Feita a vontade de Elza Soares, ela cantou até o fim."

 
 
 
 
 
View this post on Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Elza Soares (@elzasoaresoficial)