The Weeknd: Como GTA influenciou músicas do cantor?

Grand Theft Auto: Vice City fez The Weeknd abrir os olhos para outros gêneros musicais

Dimitrius Vlahos (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 07/01/2022, às 13h04

None
The Weeknd no Super Bowl 2021 (Foto: Mike Ehrmann / Getty Images)

The Weeknd (nome artístico de Abel Tesfaye) quebrou recordes com o disco, After Hours (2020). O principal single, "Blinding Lights," tornou-se o maior hit de todos os tempos da Billboard Hot 100 americana. A faixa carregada de sintetizadores não esconde as influências dos anos 1980, e a inspiração do cantor foi um tanto inusitada.

Com Max Martin, co-autor e produtor do disco, Abel contou parte do processo criativo em entrevista à Billboard (via NME), o qual envolveu mudança brusca na sonoridade. Para isso, precisou arriscar, segundo Martin: "Ele trouxe a visão de como a faixa deveria ser, e tinha uma vibe diferente. Foi muito impressionante para nós. Sentimos como essa música era especial desde o começo."

+++ LEIA MAIS: The Weeknd: Tudo que sabemos sobre The Show, documentário com bastidores do Super Bowl

O game Grand Theft Auto: Vice City (2002) fez Abel abrir os olhos para a música oitentista. Apesar do lançamento no começo dos anos 2000, o jogo se passa em 1986 e possui trilha sonora recheada de hits da época.

"Havia muita nostalgia de quando eu era uma criança jogando videogame, ouvindo Hall & Oates e Michael Jackson enquanto dirigia pela cidade." 

The Weeknd também ressaltou como utilizava detalhes e sons dos anos 1980, mas sutilmente: "Sempre quis mergulhar completamente nisso. Após 10 anos, finalmente consegui."

+++ LEIA MAIS: Das ruas de Toronto aos palcos do Super Bowl: A trajetória de The Weeknd até se tornar um dos maiores artistas da atualidade


Novo disco de The Weeknd - Dawn FM

O sucessor de After Hours (2020) se chama Dawn FM foi lançado nesta sexta, 7. O primeiro single, "Take My Breath," traz parte das influências oitentistas dos hits anteriores. O cantor espera misturar diversos ritmos em um projeto coeso: "EDM, hip-hop, e outros estilos em uma música. De alguma forma, fizemos isso funcionar."

+++ LEIA MAIS: Esnobado do Grammy, The Weeknd ironiza importância da premiação em novo clipe