Weezer achavam que seriam "próximo Nirvana," segundo vocalista, Rivers Cuomo

Rivers Cuomo, do Weezer, tinha expectativas altas para disco de estreia e mirou sucesso parecido com Nirvana

Dimitrius Vlahos (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 26/12/2021, às 13h30

None
Rivers Cuomo do Weezer e Nirvana (Fotos: Gabe Ginsberg / Getty Images / Divulgação)

Rivers Cuomo, vocalista e guitarrista do Weezer, queria ocupar o posto deixado pelo Nirvana nos anos 1990. Apesar das expectativas altas do grupo de Los Angeles, Estados Unidos, durante as gravações do primeiro disco, The Blue Album (1994), o reconhecimento não veio como esperado.

O lançamento das músicas ocorreu um mês após a morte de Kurt Cobain e o desmanche da banda clássica do grunge, em abril de 1994. No entanto, parte do público encarou as faixas como engraçadas, desapontando Cuomo

+++ LEIA MAIS: Rivers Cuomo, vocalista do Weezer, faz cover de clássico do Nirvana em live; assista

Em entrevista a Rolling Stone EUA, o vocalista admitiu: "Realmente pensei que seríamos o próximo Nirvana. Imaginei todos percebendo a gente assim, como uma banda de rock super importante, poderosa, de partir corações, artistas sérios." 

Após quase 30 anos na estrada, Weezer aproveitou o estigma de "banda engraçada" e lançou  covers de hits dos anos 1980, como "Africa," "Take on Me" e "Everybody Wants to Rule the World." 

+++ LEIA MAIS: Dave Grohl ainda se arrepende de piada de mal gosto feita pelo Nirvana

Os integrantes revelaram outras curiosidades, como a paixão de Cuomo por metal - fizeram o disco Van Weezer (2021) em homenagem ao estilo - e o ódio por música alternativa. Bandas como Pixies, Sonic Youth e Velvet Underground "soavam como barulho" para ele. Com o passar dos anos e com a própria categorização do Weezer como rock alternativo, Rivers mudou de ideia. 

Além disso, Radiohead - também do gênero odiado pelo vocalista - foi forte influência para o primeiro lançamento do grupo. Queriam as guitarras e o baixo mais altos em comparação ao vocal e citaram o clássico "Creep" como parâmetro.   

+++ LEIA MAIS: João Gordo relembra noite louca com Kurt Cobain: “Ressaca épica”

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por weezer (@weezer)