1º Viradão Cultural Carioca começa nesta sexta, 5

Maratona terá 48 horas de duração e mais de 300 atrações espalhadas por diversos pontos do Rio de Janeiro

Da redação Publicado em 05/06/2009, às 15h28

Nesta sexta-feira, 5 , a cidade do Rio de Janeiro recebe a primeira edição do Viradão Cultural Carioca, com mais de 300 atrações. Com abertura às 21h, o evento terá duração de 48 horas, terminando no domingo, 7.

Beth Carvalho, Dudu Nobre, Skatalites (banda precursora do ska, nascida na década de 1960) e Tom Zé são alguns dos artistas que farão as honras do primeiro dia de Viradão. Além deles, Sandra de Sá e Tony Garrido se unem na Praça do Lote, no Santa Cruz, na lona de tributo a Tim Maia. Outro homenageado da sexta será Wilson Simonal, no Parque Orlando Bernardes, com apresentações de Elza Soares e o grupo Farofa Carioca.

Com alguns shows gratuitos e outros a preços populares, a maratona terá seu ponto principal instalado na Praça XV, com o Palco Rio de Janeiro, Fevereiro e Março. Antes da largada oficial para as atrações, o público poderá fazer o aquecimento na Praça Onze, onde acontece o Sopão Musical, com shows de Gabriel Moura, Jorge Mautner e Nelson Jacobina, a partir das 18h.

Diferente da Virada Cultural em São Paulo (que em 2009 teve sua 5ª edição, servindo inspiração ao Viradão) os cariocas não terão atividades em todos os palcos durante a madrugada. No entanto, na manhã do sábado, 6, oficinas e apresentações de teatro e dança retomarão a maratona. Mais à tarde, a Velha Guarda da Portela toma conta da quadra da escola de samba, com a participação de Teresa Cristina.

Na sequência, a Praça Tiradentes será o palco de uma batalha de DJs, às 18h. A noite do sábado terá ainda Elba Ramalho, Jards Macalé, Marcelo Camelo e Mart'nália.

No domingo, 7, uma roda de choro dá o tom, a partir das 10h30, no Planetário da Gávea. No mesmo dia, Dudu Nobre se apresenta no Viradão ao lado de Gabriel O Pensador, às 14h, ao lado de repentistas nordestinos e uma banda de jazz, no Piscinão de Ramos.

Milton Nascimento, Martinho da Vila e O Rappa promovem a sequência final de shows, em Bangu. No mesmo horário da banda do vocalista Falcão, às 21h, Lulu Santos sobe ao palco da Praça XV, marcando o encerramento do evento.

Para conhecer a programação completa, clique aqui.