Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

10 anos de Hora de Aventura - e os 10 melhores personagens da série, fora Finn e Jake [LISTA]

O desenho tem uma história rica, muito além do menino e do cachorro espetando pessoas com espadas

Redação Publicado em 10/04/2020, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Hora de Aventura (Fotos: Reprodução / Cartoon Network)
Hora de Aventura (Fotos: Reprodução / Cartoon Network)

Em 5 de abril de 2010, Pendleton Ward apresentou ao mundo um projeto ousado de animação infantil: Hora de Aventura. O programa nasceu alguns anos antes, em uma incubadora da Frederator e Nicktoons. Acabou dando muito certo, e a série fantasiosa ganhou nove temporadas pelo Cartoon Network.

Hora de Aventura conta a história de Finn, o humano, e Jake, o cão (mágico) vivendo em Ooo, uma terra pós-apocalíptica habitada por doces criados pela Princesa Jujuba, a monarca da região. O background do apocalipse, porém, é mais sombrio: envolve magia negra, demônios paralisados no tempo e radiação.

+++ LEIA MAIS: E se Hora de Aventura tomasse LSD? O resultado seria o novo desenho da Netflix: The Midnight Gospel; assista

Pode parecer estranho falar de um apocalipse em um desenho animado infantil. Mas o Cartoon Networksempre teve um viés de humor deturpado (A Vaca e o Frango, nos anos 1990,mostrava dois animais da fazenda convivendo com um demônio que queria levar crianças ao inferno!). Mesmo assim, Ward deu um passo além ao apresentar uma história completa e complexa, seriada e em temporadas - isso não acontecia em programas infantis há uma década.

Hora de Aventura também tem um estilo bem particular de animação - em 2D, cores sólidas e vivas, personagens arredondados e bastante besteirol - que influenciou bastante as animações que vieram na última década. Alguns exemplos de traços, tramas e piadas parecidas são Star Vs. As Forças do Mal (2015), Os Vizinhos Green (2018), Gravity Falls: Um Verão de Mistérios (2012) e diversos outros.

+++ LEIA MAIS: BoJack Horseman, Hora de Aventura e outras 7 melhores animações da década de 2010 [LISTA]

Mas Hora de Aventura vai além da história perturbadora e traços inspiradores. Seu mundo é bem construído, com diversos personagens e tramas marcantes. Há dezenas de princesas, vilões e seres vivos no geral cheios de personalidade - mesmo que apareçam por poucos minutos na tela. Separamos, abaixo, os 10 melhores personagens da série animada:

Hunson Abadeer


O demônio pai da Marceline, conhecido por Senhor do Mal, só tem um propósito na vida: ser malvado. Ele morava na Noitosfera, uma espécie de submundo, mas Finn e Jake o libertaram. Então, ele tenta comer a alma de todos os seres vivos de Ooo.


Rei Gelado


A princípio malvado e assustador, aos poucos Rei Gelado transforma-se em um personagem digno de pena (pela sua solidão eterna e a vontade de ter um amigo) e, depois, em alguém corajoso e inteligente - pois cuidou de Marceline quando ainda era um humano, e virou um monstro conscientemente para salvar a criança.


Gunter


O pinguim Gunter é um misto de criança com gato. Gosta de derrubar objetos da mesa, rabiscar as paredes, bagunçar roubas e comer meias. Mas, na verdade, é uma entidade horrível, Orgalorg, um monstro que domina planetas. Virou um pinguim quando Abraham Lincoln o exilou para Terra - a gravidade o deixou assim. É servo pessoal de Rei Gelado, e descrito por Abadeer, Senhor do Mal, como o ser mais malvado de todos.


Prismo


Uma sombra cor de rosa que mora no “quarto” - o lugar fica no grande vazio situado entre os universos paralelos, e lá não existe tempo. É uma espécie de Deus, pois é o “todo poderoso” do universo Hora de Aventura. Tem o poder de conceder um desejo - só um - para cada ser que pisa no “quarto”. E faz picles no tempo livre. 


Deus da Festa


Uma cabeça de lobo flutuante que usa boné para trás e tem olhos amarelos. É a ideia que você tem de um deus? O Deus da Festa faz festas iradas no céu, e pode conceder desejos para pessoas que tem espírito festeiro - mas, cuidado! Você será dominado por mil espíritos festeiros!


Mordomo Menta


Que mal uma balinha de menta com gravata, mordomo da princesa, pode ter dentro de si? Muito. O personagem é conhecido pelos poderosos guarda-chicletes como “O Sombrio”.Não à toa: em diversas cenas curtas, podemos vê-lo em rituais satânicos e sangrentos, cheios de segredo. Também é amigo da própria morte e do ultra-demônio Abadeer. O que ele faz no tempo livre?


Dona Tromba



Uma elefantinha que ama fazer tortas de maça para agradar as crianças. Tem como não gostar? Se ainda não se convenceu, conheça o lado durão e cheio de sobrevivência dela.


Princesa Caroço


A correspondente de adolescente it girl, Princesa Caroço é, facilmente, uma das personagens mais engraçadas da série. Vive cheia de dramas com os garotos e constantemente briga com os pais e até foge de casa. Embora bastante mimada, é uma boa amiga para os garotos.


Beemo


Beemo, o computador/robô de Finn e Jake, é um alívio cômico para a série. Mora com os meninos, e faz as vezes de videogame, televisão, entre outros. Tem uma personalidade infantil - e merecia uma série só dele.


Caracol


Durante anos, o Caracol funcionou como uma piada e Easter egg de Hora de Aventura: com exceção do piloto, o personagem aparece em um frame de todos os episódios. Depois, ganha papel essencial na história: é dominado por Lich, o demônio que causou o apocalipse, e sob possessão libera o espírito maligno da prisão de âmbar - colocando todo o mundo em risco. 

Mais um Easter egg, aqui: depois, sempre que aparece escondido nos episódios, o Caracol tem olhos verdes e cara de mau.