10 discos pop lançados há 10 anos: de Lady Gaga a Adele [LISTA]

O ano de 2011 foi muito rico para a indústria musical, principalmente para artistas pop

Mariana Pastorello (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 23/05/2021, às 16h00

None
Capa do disco Born This Way da Lady Gaga (Foto: Divulgação) e capa do disco 21 da Adele (Foto: Divulgação)

O começo dos anos 2010 foi marcado por uma abundância da música pop. Com os avanços tecnológicos do início da década, a indústria musical se beneficiou e aproveitou as oportunidades para transformar o modo de produzir e consumir música. Com isso, muitos estilos conseguiram se erguer e ganhar espaço no mercado e no ouvido do público. 

Um deles foi o pop, que teve importância e influência no começo da década e, até hoje, se mantém como inspiração para novos artistas. Com lançamentos diversos, desde o aclamado e eclético Born This Way , de Lady Gaga, até as faixas melancólicas de R&B em 21, da Adele, separamos dez discos de pop que completam dez anos em 2021. Confira:

+++LEIA MAIS: Os 50 momentos que definiram a música nos anos 2010, segundo a Rolling Stone EUA

Born This Way - Lady Gaga

Segundo disco de estúdio da Lady Gaga, Born This Way tornou um ícone dos anos 2010. A produção teve grande repercussão e recebeu críticas positivas da mídia e público. Junto aos singles "Born This Way", "Judas" e "You and I", disco emplacou a sexta posição da lista dos 50 Melhores Discos de 2011 feita pela Rolling Stone EUA. 

No álbum, Gagaexplorou o pop junto ao dance, eletro pop,rock e ópera, além da participação de Brian May, guitarrista do Queen. Nas letras, a cantora tratou de assuntos como sexualidade, amor, espiritualidade e outras questões sociais, tornando o disco um ícone para a comunidade LGBTQ+. 

+++ LEIA MAIS: Beyoncé, Kendrik Lamar e Leonard Cohen: os 10 discos da década, segundo a revista Time [LISTA] 

Confira o clipe de "Born This Way":


21 - Adele 

Com a dor e melancolia de um término de relacionamento, Adeletransformou o sofrimento em um dos discos de maior sucesso dos anos 2010. A artista incorporou soul e R&B com o pop e venceu nas categorias Álbum do Ano e Melhor Álbum com Vocal Pop no Grammy 2012.Adele teve o reconhecimento do primeiro álbum na história das paradas britânicas a atingir vendas de três milhões de cópias em um ano. 

Os singles “Rolling in the Deep”, “Someone Like You”, “Set Fire to the Rain” emplacaram a artista nas principais paradas musicais dos Estados Unidos e do mundo. Além disso, 21 está na lista dos 500 Melhores Álbuns de Todos os Tempos da Rolling Stone EUA. 

+++LEIA MAIS: Gotye, Psy e mais: 6 artistas que estouraram na década de 2010... e depois sumiram [LISTA]

Confira o clipe de "Rolling in the Deep": 


Talk That Talk - Rihanna 

Rihanna lançou o sexto disco de estúdio em novembro de 2011. Com os singles “We Found Love” (com participação de Calvin Harris), “Talk That Talk”, “Where Have You Been” e “You Da One”, a artista chegou no top 200 da Billboard EUA. No Reino Unido, o disco ganhou certificação de Platina uma semana após o lançamento, além de diversas críticas positivas e ótima repercussão do público. 

Confira o clipe de We Found Love:

+++LEIA MAIS: 5 discos que completam 10 anos em 2021


Femme Fatale - Britney Spears 

Com uma mistura de pop e eletrônica,Spearslançou o sétimo disco de estúdio em março de 2011. Em entrevista ao DigitalSpy, antes do lançamento, a artista revelou o nome do disco e afirmou: “Entreguei meu coração e minha alma neste álbum nos últimos dois anos. Coloquei tudo que tenho. Este álbum é para vocês, meus fãs, que sempre me apoiaram [...] Eu amo todos vocês!” 

A cantora teve grande sucesso comercial e com os  singles  “Hold It Against Me", Till the World Ends" e "I Wanna Go", emplacou três lugares na Billboard Hot 100. Com esse desempenho, Femme Fatale tornou-se o primeiro disco deSpears com três singles ocupando as dez primeiras posições da Billboard. 

+++LEIA MAIS: As 100 músicas que definiram a década de 2010, segundo a Billboard

Confira o clipe de I Wanna Go: 


Love ?- Jennifer Lopez

Sétimo disco da cantora, Love?foi produzido durante a gravidez de Lopez. Por tratar diretamente sobre amor, o disco é considerado uma das produções mais pessoais da artista. Após o lançamento, o álbum alcançou quinta posição na Billboard 200 e vendeu 83 mil cópias na primeira semana, assim,  tornou-se o sexto álbum de Lopez a atingir as dez melhores posições na lista da Billboard. 

O disco contém diversas faixas de sucesso, como "On The Floor", com participação do rapper Pitbull, "I'm Into You", com a participação de Lil Wayne e "Good Hit". 

+++LEIA MAIS: Jennifer Lopez é criticada por ONG de defesa dos animais por show no Super Bowl

Confira o clipe de "On The Floor": 


Goodbye Lullaby - Avril Lavigne

Com os singles "Smile", "What the Hell" e "Wish You Were Here", Lavignechegou ao quarto lugar da Billboard 200. O quarto disco de pop rock  foi um grande sucesso e um dos  trabalhos mais românticos da cantora. Em entrevista à Rolling Stone EUA, em 2011, revelou: “Eu não diria que é um álbum sobre separação. É sobre a vida. Coloquei na cabeça que não iria tentar compor hits.” 

Além dos hits, o disco contém "Alice", faixa que fez parte da trilha sonora do filme Alice no Pais das Maravilhas (2010)  deTim Burton. Além da gravação de "Bad Reputation", um clássico da Joan Jett

+++ LEIA MAIS: Justin Bieber descobre que é primo de Avril Lavigne e Ryan Gosling

Confira o clipe de "Smile": 


Unbroken - Demi Lovato 

O terceiro disco de Lovato teve mudanças sutis no estilo musical da cantora. Os dois primeiros álbuns foram carregados de pop, por causa da carreira da artista na Disney com os filmes de Camp Rock, mas,Unbroken apresentou influências de R&B nas faixas. 

O single "Skyscraper" alcançou a décima posição na Billboard Hot 100. Em seguida,  "Give Your Heart a Break", chegou na 16ª posição no Hot 100. Os dois singles do disco ganharam certificação de Platina nos Estados Unidos.

+++LEIA MAIS: Demi Lovato revela ser pansexual: 'Eu sou tão fluida agora'

Confira o clipe de "Give Your Heart a Break": 


4 - Beyoncé 

Com temas sobre empoderamento feminino, autorreflexão e amor próprio, há 10 anos Beyoncélançou um de seus álbuns de maior sucesso. Com os singles "Run the World (Girls)", "Best Thing I Never Had", "Party", "Love on Top" e "Countdown", a produção foi o quarto álbum consecutivo da artista a estrear no primeiro lugar da Billboard 200. 

Para promover o disco, a artista lançou o documentário Year of 4, no qual acompanhou a pausa na carreira da cantora e o processo de produção do álbum. 

+++LEIA MAIS: Beyoncé homenageia Paulo Gustavo: ‘Descanse em Paz’

Confira o clipe de "Run the World (Girls)": 


When the Sun Goes Down - Selena Gomez & the Scene

O terceiro disco da banda Selena Gomez & the Scene se afastou um pouco do pop adolescente das produções anteriores e teve mais influências de dance e eletrônica. When the Sun Goes Downemplacou a terceira posição na Billboard 200 e contém os singles "Who Says", "Love You Like a Love Song" e "Hit the Lights". No geral, o álbum foi um grande sucesso comercial e agradou público e mídias. 

Confira o clipe de "Who Says": 

+++LEIA MAIS: Cardi B não quer que Selena Gomez se aposente da música: 'Precisa de mais uma era'


Cerimonials - Florence + The Machine

Diferente dos outros lançamentos, Florence + The Machine explorara o indie pop com misturas de rock no segundo disco, Cerimonials. O disco foi um grande sucesso com os singles "Shake It Out" e "No Light, No Light", e alcançou a décima posição na Billboard 200 ganhando certificação de Platina. 

Confira o clipe de "Shake It Out": 

+++ LEIA MAIS: Lana Del Rey interrompe show para procurar cigarro eletrônico que deixou cair do palco


+++ SUPLA: 'NA ARTE A GENTE TEM QUE SER ESPONTÂNEO' | ENTREVISTA | ROLLING STONE BRASIL