Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

As 10 melhores músicas do Coldplay, segundo site [LISTA]

O Top 10 da banda conta com inúmeros hits, de canções de luto a músicas de protesto

Redação Publicado em 03/05/2021, às 12h05

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Chris Martin, vocalista do Coldplay (Foto: Brent N. Clarke/Invision/AP)
Chris Martin, vocalista do Coldplay (Foto: Brent N. Clarke/Invision/AP)

Formada em 1996, a banda britânica Coldplay conquistou o mundo com canções de quebrar o coração e se reinventou a apostar nos mais diferentes gêneros musicais, do indie ao electropop.

Em homenagem à trajetória da banda, a NME fez um ranking das melhores músicas do grupo liderado por Chris Martin. Para a lista, o veículo considerou apenas canções oficiais, composições escondidas, músicas instrumentais, exceto as faixas de transição ou com melodias recicladas. Confira:

+++ LEIA MAIS: Coldplay no Rock in Rio 2021? Jornalista diz que sim

10. "God Put A Smile Upon Your Face" (2002)

"God Put A Smile Upon Your Face" faz parte do segundo disco da banda, A Rush of Blood to the Head (2002). De acordo com a NME, a música teve um processo de criação trabalhoso, mas conseguiu criar um "choque elétrico incendiário" com "o ritmo frenético da bateria e a fala arrastada da guitarra elétrica".


9. "Every Teardrop Is a Waterfall" (2011)

Segundo a NME, "Every Teardrop Is a Waterfall" "é uma música de festa escrita como se tivesse que ser tocada como a última que você já ouviu". Lançada no disco Mylo Xyloto(2011), a canção foi indicada para dois Grammys: Melhor Performance de Rock e Melhor Música de Rock.

+++ LEIA MAIS: Guns N’ Roses supera Coldplay e tem a 3ª turnê mais lucrativa da história; veja lista


8. "Politik" (2002)

"Politik" é a faixa de abertura de A Rush of Blood to the Head(2002). De acordo com a NME, a canção apresenta instrumentais familiares, mas "fazem a dor parecer mais aguda, mais confusa do que antes."


7. "Violet Hill" (2008)

Presente no quarto disco da banda, Viva la Vida or Death and All His Friends(2008), "Violet Hill" concorreu na categoria Melhor Performance Vocal de Rock em Dupla ou Grupo. Para a NME, a canção é "a primeira música antiguerra do Coldplay ainda é uma das melhores".

+++ LEIA MAIS: Miley Cyrus, Coldplay e mais: 7 músicas que foram inspiradas pelo Kraftwerk - e você provavelmente não sabia


6. "In My Place" (2002)

"In My Place" é outra canção de A Rush of Blood to the Head (2002). Vencedora da categoria Melhor Performance Vocal de Rock em Dupla ou Grupo no Grammy, a música se destaca pelos instrumentais "brilhantes" e as letras de lamento nas apresentações ao vivo.


5. "Arabesque" (2019)

Lançada no disco Everyday Life (2019), a música se torna uma das melhores da banda por causa dos solos e harmonias de trompa de Femi Kuti, o mergulho no nu-jazz e o uso do primeiro palavrão nas letras da banda.

+++ LEIA MAIS: Grammy 2021: Conheça Everyday Life, disco do Coldplay indicado a Álbum do Ano


4. "The Scientist" (2002)

Apesar de simples, "The Scientist" carrega muita emoção. "É construído por meio de uma fórmula conhecida - mas a execução aqui seria aquela que todos teriam que tentar e ultrapassar. Pesar que te faz chorar, uma compreensão profunda da tristeza que você sente com tudo o que você tem," descreveu a NME.


3. "Fix You" (2005)

Lançada no disco X&Y (2005), "Fix You" é um dos clássicos da discografia do Coldplay e, de acordo com a NME, "o melhor exemplo da construção esmagadora do Coldplay, de uma dor total - um órgão de igreja tocando dois, três acordes - até a devastação cataclísmica."

+++ LEIA MAIS: Coldplay elogia, em coreano, BTS por cover de 'Fix You' no Acústico MTV


2. "Charlie Brown" (2011)

Indicado na categoria Melhor Performance de Rock no Grammy, a canção do disco Mylo Xyloto (2011) é um dos maiores sucessos do Coldplay.

“É aquela que você grita, um hino com uma infusão do Arcade Fire, a qual deixa a felicidade líquida se espalhar pela corrente sanguínea, enquanto o céu cheio de pulseiras brilhantes transforma qualquer noite escura em um milhão de cores. É glorioso," escreveu a NME sobre "Charlie Brown".

+++ LEIA MAIS: Retrospectiva musical Game of Thrones: veja quais bandas já apareceram na série


1. "Yellow" (2000)

O hit "Yellow", do disco Parachutes (2000), ocupa o primeiro lugar do ranking. Segundo a NME, "pode haver outras canções, canções mais complexas e canções menos sérias, mas do Coldplay, não há canção melhor."


+++ KONAI | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL