Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Os 10 melhores solos de saxofone na música pop: de David Bowie a Lady Gaga [LISTA]

Além da forte influência no jazz, o instrumento também marcou a música pop

Vitória Campos | @camposvitoria (sob supervisão de Julia Harumi Morita) Publicado em 03/04/2021, às 15h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
David Bowie (Foto: Joe Schaber / AP) e Lady Gaga (Foto: Ronald Martinez / Getty Images)
David Bowie (Foto: Joe Schaber / AP) e Lady Gaga (Foto: Ronald Martinez / Getty Images)

O saxofone, mais conhecido como sax, foi criado em 1841 e patenteado em 1846 pelo belga Antoine Joseph Sax. Ganhou popularidade como instrumento solo durante a Primeira Guerra Mundial, tornando-se, posteriormente, um dos instrumentos mais usados no jazz ao redor do mundo. 

Muito versátil, os solos de saxofone também marcaram presença nas músicas pop de várias épocas, sendo essencial em algumas canções deGeorge Michael, David Bowie e até de Lady Gaga

+++ LEIA MAIS: Amazon lança loja de Instrumentos Musicais com mais de 60 mil produtos

Confira os 10 melhores solos de saxofone na música pop, segundo a NME:


"Careless Whisper" - George Michael (1984)

A música foi composta por George Michael e Andrew Ridgeley. Fazia parte do segundo single do disco Make it Big, da Wham! e possuía uma versão de saxofone mais lenta e grave, a qual foi acelerada após a gravação.

+++ LEIA MAIS: 4 anos sem George Michael: Como o cantor morreu no dia de Natal


"Modern Love" - David Bowie (1983)

"Modern Love" chegou a segunda posição do Top 40 Hits da Billboard no Reino Unido. Bowie era apaixonado por sax desde a infância e, quando pequeno, ligou para o saxofonista Ronnie Ross pedindo aulas, segundo a NME. A música mostra muito das referências do instrumento durante a carreira do cantor.


"Maneater" - Hall & Oates (1982)

Apresentado no 11° disco da dupla, a canção alcançou o primeiro lugar no Top 100 da Billboard em 1982, permanecendo na posição por quatro semanas. “Maneater" possui um dos solos mais famosos de Charles DeChant, principal saxofonista do Hall & Oates desde 1979.

+++ LEIA MAIS: Série histórica de David Bowie encerra com show no Kit Kat Klub


"Born to Run" - Bruce Springsteen (1975)

The Edge of Glory’ (2011)

Pertencente ao terceiro disco de Bruce Springsteen (Born to Run), a música foi indicada como Melhor Performance de Palco no MTV Video Music Award e contém um longo e alegre solo de sax de Clarence Clemons.


"The Edge of Glory" - Lady Gaga (2011)

"The Edge of Glory" foi muito elogiada pela crítica e público pelo desempenho vocal de Lady Gaga, porém, uma das maiores marcas da música é a referência aos anos 1980. Quem trouxe esse toque foi o saxofonista Clarence Clemons, quem soube introduzir um solo para ficar marcado na história do pop.

+++ LEIA MAIS: 5 clipes inesquecíveis de Lady Gaga: de Bad Romance a Rain on Me


+++ SIGA NOSSO SPOTIFY - conheça as melhores seleções musicais e novidades mais quentes


"I Will Always Love You" - Whitney Houston (1992)

"I Will Always Love You" foi regravada por Whitney Houston para o filme O Guarda-Costas (1992). A versão foi eleita a canção feminina mais bem sucedida da história e apareceu na lista da Billboard de Melhores Músicas de Todos os Tempos. O solo de Kirk Whalum tem parte fundamental no sucesso da canção.


"Us and Them" - Pink Floyd (1973)

Escrita por Roger Waters e Rick Wright, "Us and Them" é a maior música do disco Dark Side of the Moon do Pink Floyd. Além da forte presença do piano, a canção conta com dois solos de saxofone de Richard Parry.

+++ LEIA MAIS: David Gilmour garante que reunião do Pink Floyd não vai acontecer: 'Não vou voltar atrás'


"Scenes from an Italian Restaurant" - Billy Joel (1977)

"Scenes From an Italian Restaurant" faz parte do disco The Stranger de 1977. A música contém versos ouvidos pelo próprio cantor na Fontana di Trevi em viagem à Itália. Os dois solos de sax marcantes da canção são de Richie Cannata.


"Sir Duke" - Stevie Wonder (1996)

 O cantor escreveu a música no intuito de celebrar a vida do músico de jazz Duke Ellington, forte inspiração para Stevie Wonder. A canção possui um par de saxofonistas que entregam o ponto alto de “Sir Duke”.

+++ LEIA MAIS: Stevie Wonder toca ao vivo primeiras músicas inéditas em 15 anos


"Alright" - Kendrick Lamar (2015)

A música é associada ao movimento Black Lives Matter, após pessoas cantarem o refrão durante os protestos nos Estados Unidos. A faixa contém um solo longo de sax de Terrance Martin.


+++ KONAI: 'ESTAMOS EM PRESSÃO CONSTANTE PARA SER O QUE NÃO É NOSSO NATURAL' | ENTREVISTA