Estudo divulgado nesta semana aponta que dez milhões de 13 milhões de canções não foram compradas nas buscas da internet, no último ano
Da redação Publicado em 26/12/2008, às 16h55
Resultados de uma pesquisa feita pela Associação Mundial de Músicos e Compositores (MCPS-PRS Alliance) vão contra o que sugeriu nos últimos anos a teoria da cauda longa (de autoria do físico norte-americano Chris Anderson): a projeção de que o enfoque das vendas se transferiria para muitos produtos divididos em segmentos específicos, substituindo a venda em massa de somente alguns produtos.
Na contramão desta expectativa, o estudo da MCPS-PRS Alliance revela que as vendas de músicas na internet se sustentam diretamente em grandes hits musicais.
O pesquisador Andrew Bud refuta a tese da cauda longa com números de 2008: para o mercado online, 80% da receita de singles foram provenientes de somente 52 mil faixas. Para álbuns, segundo o pesquisador, dentre 1,23 milhão postos à venda, apenas 173 mil foram vendidos - o que significa que 85% do material, contado a partir de cópias únicas, não vendeu um único exemplar em todo o ano.
Segundo Bud, a enorme quantidade de "vendagem zero" entre músicas e discos na internet revelam a baixa do mercado sem os grandes hits.
"A ciência estatística foi usada para justificar a teoria da cauda longa como inteligente e plausível. Mas ela está errada. Os dados desta pesquisa [com vendas de música online] mostram um fim diferente para esta história. Agora, numa primeira análise, entendemos a realidade da demanda de música digital", postula Bud.