Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Abuso, maus-tratos e acidente: as 8 origens mais polêmicas do Coringa

Os quadrinhos, séries e filmes do inimigo do Batman mostram muitas versões para o surgimento do vilão

Redação Publicado em 22/10/2019, às 17h04

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Coringa na Graphic Novel A Piada Mortal (Arte: Brian Bolland / DC Comics)
Coringa na Graphic Novel A Piada Mortal (Arte: Brian Bolland / DC Comics)

AVISO: o texto a seguir contém possíveis spoilers de Coringa

O Coringa do Joaquin Phoenix traz um caráter obscuro e pesado em um nível distante de qualquer outra produção baseada em qualquer personagem da DC. A origem do vilão no filme é bem polêmica - tanto que o filme é apenas para maiores de 18 anos.

Arthur Fleck, o homem interpretado por Phoenix, que eventualmente vira o icônico palhaço da DC, sofreu maus-tratos na infância pelo namorado da mãe.

+++ LEIA MAIS: Coringa está prestes a ter a maior bilheteria da história de filmes para 18+

Essa é uma das origens mais chocantes do Coringa. No entanto, ela não é a única. Os quadrinhos, séries e filmes do inimigo do Batman mostram muitas outras versões para o surgimento do vilão.

Por isso, separamos as oito origens mais chocantes do Palhaço do Crime. Confira:

Abuso na infância

Nessa versão, Coringa foi abusado quando ainda era uma criança. O vilão foi maltratado pela tia Eunice, a qual abusou dele a infância inteira.

A crueldade era tanta que a tia colocou alvejante em uma escova e esfregou no rosto da criança. Por isso o Coringa teria a pele branca.

+++ LEIA MAIS: Coringa: Escadas que aparecem no filme são nova atração turística de Nova York


Ser imortal

Uma versão bem diferente da que a maioria do público conhece, essa origem mostra o Coringa como um ser imortal. Os quadrinhos Novos 52 detalham como o vilão é uma das criaturas mais antigas da Terra, assim como Ra’s al Ghul.

Nessa versão, o Palhaço do Crime também é conhecido como Homem Pálido. Além disso, ele usaria os Poços de Lázaro há muitos anos para amedrontar os moradores da cidade de Gotham.

+++ LEIA MAIS: Coringa: Jared Leto tentou impedir gravações do novo filme estrelado por Joaquin Phoenix


De assalto em banco a tanque químico

Os quadrinhos Batman Confidential mostram o Coringa - conhecido pelo nome Jack - como um assaltante de bancos na cidade de Gotham. Quando ele enfrenta o Batman em um evento de caridade, o homem-morcego dispara o batarang contra o vilão. Isso resulta na boca desfigurada do Palhaço do Crime.

Além disso, durante a fuga o vilão cai em um tanque químico e, quando sai, a própria pele está completamente branca e o cabelo com o tom esverdeado.

+++ LEIA MAIS: #JokerChallenge: Dança de Joaquin Phoenix em Coringa vira desafio nas redes sociais


Pai abusivo

Em Batman: Louco Amor, Coringa faz sessões de terapia para conquistar Arlequina. Por isso, ele conta uma história sobre ter sido agredido pelo pai quando era criança - inclusive teve o nariz quebrado por causa de uma brincadeira.

No entanto, ao longo dos quadrinhos podemos duvidar da versão do Palhaço do Crime porque outras histórias sobre a origem dele foram contadas no decorrer das HQ’s. Ser um órfão e ter uma mãe alcoólatra são algumas das outras narrações detalhadas.

+++ LEIA MAIS: Diretor de Coringa não pretende lançar versão estendida do filme: "As cenas foram excluídas por um motivo"


Mafioso

Batman: O Filme mostrou Coringa como um mafioso - conhecido pelo nome de Jack Napier. Após uma briga com o chefe da máfia Carl Grissom e o próprio homem-morcego, Napier cai um um tanque químico e adquire a aparência que conhecemos do Palhaço do Crime.

+++ LEIA MAIS: Diretor de Coringa, Todd Phillips revela cena excluída do filme com Joaquin Phoenix


Capuz Vermelho

A HQ Estudo de Caso mostra o inimigo do Batman como um criminoso que adota a personalidade do Capuz Vermelho. Após cair dentro de um tanque químico, o Coringainventa ter uma doença mental para não poder ser acusado de crimes e ter sentenças pesadas - mesmo sem ter sofrido nenhuma consequência com a queda.

+++ LEIA MAIS: Ator de Coringa revela a única regra que Joaquin Phoenix impôs para as gravações


Motorista e executor

Em Batman: A Máscara Fantasma podemos ver o Coringa com um passado sombrio. O Palhaço do Crime era motorista para a família mafiosa Valestra. No entanto, ele também atuava como executor e nunca teve o nome verdadeiro revelado.

+++ LEIA MAIS: Coringa já é a maior bilheteria da Warner em 2019


Fracasso na comédia

Ao tentar manter uma vida estável com a esposa grávida, o Coringa - na história um comediante fracassado - aceita uma proposta para ganhar dinheiro.

Ele se disfarça como o Capuz Vermelho para invadir uma área química. No entanto, Coringa cai dentro de um tanque e fica com a aparência e sanidade igual as do Palhaço do Crime que conhecemos.

+++ LEIA MAIS: Coringa é décimo filme mais bem-avaliado de todos os tempos, segundo site especializado