Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Qual foi a primeira animação feita na história?

Criada por James Stuart Blackton, há 115 anos, Humorous Phases of Funny Faces utilizou técnicas de Stop Motion e animação de recortes

Vitória Campos (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 06/04/2021, às 18h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Humorous Phases of Funny Faces (Foto: Reprodução)
Humorous Phases of Funny Faces (Foto: Reprodução)

Os irmãos Lumière são conhecidos mundialmente como os pais do cinema por apresentarem um filme documental sobre a chegada de um trem em reunião para poucas pessoas. Georges Méliès foi responsável pelos primeiros filmes ficcionais. No entanto, quando e como surgiu a primeira animação da história? 

O criador do primeiro curta animado, intitulado Humorous Phases of Funny Faces, foi James Stuart Blackton. A produção foi lançada há exatamente 115 anos, no dia 6 de abril, nos Estados Unidos. Pesquisadores do cinema a consideram o primeiro filme de animação filmado sobre um suporte fotográfico.

+++ LEIA MAIS: Descubra a história esquecida de Alice Guy-Blaché, pioneira do cinema

O curta em preto e branco possui três minutos, é mudo e foi distribuído por um dos maiores estúdios e produtoras da época, a Vitagraph Studios. Para dar vida aos personagens, as técnicas de Stop Motion e animação de recortes foram utilizadas. 

Para formar o título de abertura, foi utilizada uma técnica vista anteriormente em produções de Thomas Edison. O filme mostra uma mão desenhando variados rostos em uma lousa, como um palhaço, um homem com um guarda-chuva, um homem sentado, entre outros. 

+++ LEIA MAIS: 7 filmes de animações incríveis para assistir na Netflix [LISTA]

Confira Humorous Phases of Funny Faces, a primeira animação da história do cinema: 


+++ KONAI: 'ESTAMOS EM PRESSÃO CONSTANTE PARA SER O QUE NÃO É NOSSO NATURAL' | ENTREVISTA