Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

13 atores e cineastas 'queridos' acusados de assédio e abuso sexual: De Ben Affleck a Morgan Freeman [LISTA]

Diversos astros de Hollywood já enfrentaram acusações de crimes sexuais

Julia Harumi Morita Publicado em 28/03/2020, às 10h00 - Atualizado em 09/04/2022, às 14h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ben Affleck em Liga da Justiça e Morgan Freeman em Última Viagem a Vegas (Foto: Reprodução)
Ben Affleck em Liga da Justiça e Morgan Freeman em Última Viagem a Vegas (Foto: Reprodução)

Hollywood está repleta de atores, diretores e produtores acusados abuso sexual. Por muito tempo, artistas aclamados aproveitaram o poder e a influência na indústria cinematográfica para abafar polêmicas enquanto os fãs deles levantavam a bandeira de “separar o artista da obra”.

A imunidade artística dos astros hollywoodianos abalou-se com o surgimento do movimento #MeToo em 2017. A hashtag promovida pela atriz Alyssa Milano ganhou alcance mundial após mais de 80 mulheres se juntarem para denunciar os abusos do produtor Harvey Weinstein.

O movimento gerou uma onda de confiança para outras pessoas exporem casos de abuso velados pela indústria do entretenimento, como de Kevin Spacey. O ator foi acusado por inúmeros homens de assédio, desde massagistas até o ex-genro do rei da Noruega.

+++LEIA MAIS: Harvey Weinstein achava que Jennifer Aniston 'devia ser assassinada'; entenda

Weinstein e Spacey enfrentaram as consequências. O produtor foi condenado em março de 2020 a 23 anos de prisão por estupro em terceiro grau e crime sexual de primeiro grau, enquanto a estrela de House of Cards foi afastada de todas as produções que participava.

Muitos outros artistas “queridos” e idolatrados também foram alvo de rumores, declarações e denúncias de ações não consensuais. Separamos uma lista de 13 atores e cineastas acusados de assédio e abuso sexual. Confira:


Aziz Ansari

Em 2018, o ator vencedor do Globo de Ouro por Master of None foi acusado de assédio sexual por uma fotógrafa em um relato para o site Babe. Identificada apenas como Grace, a narradora declarou que foi pressionada a ter relações sexuais com o ator. Em resposta, Ansari afirmou que não percebeu o desconforto da parceira e se desculpou publicamente pelo ocorrido. (Foto: Reprodução)

+++ LEIA MAIS:  Aziz Ansari passeia pela Itália no trailer da segunda temporada de Master of None


Ben Affleck

Ben Affleck foi acusado de assédio sexual por tocar os seios da atriz Hilarie Burton quando ela tinha 18 anos, durante o programa TRL. Já Rose McGowan, vítima de Weinstein, declarou que o ator sabia dos abusos cometidos pelo produtor. Affleck se desculpou publicamente sobre os dois casos e afirmou que não sabia das ações “inaceitáveis” do cineasta. (Foto: Reprodução)

+++ LEIA MAIS:  Ben Affleck lembra quando foi um péssimo ator e precisaram dublar a única fala dele no filme


Casey Affleck

Casey Affleck foi acusado de assédio sexual pela produtora Amanda White e pela diretora de fotografia Magdalena Gorka durante as filmagens de Eu Ainda Estou Aqui. O ator e diretor chegou a afirmar que “ficar quieto” era a melhor opção, mas mudou de ideia e assumiu a responsabilidade pelos crimes. (Foto: Reprodução)

+++ LEIA MAIS: Em entrevista, Casey Affleck fala sobre o movimento #MeToo e as acusações de assédio sexual


Danny Masterson

O astro de That 70s Show foi acusado de perseguir e abusar sexualmente quatro mulheres com o líder da Igreja de Cientologia, David Miscavige, o qual teria colaborado para manter os crimes em segredo. Como consequência, enfrentou um processo judicial e perdeu o papel na série The Ranch, da Netflix. Danny Masterson negou as acusações. (Foto: Reprodução)

+++ LEIA MAIS: Astro de That 70s Show, Danny Masterson é processado por abuso sexual


Ed Westwick 

Astro da série adolescente Gossip Girl, Ed Westwick recebeu acusações de três mulheres diferentes de abuso sexual. O ator negou conhecer uma das acusadoras e não comentou sobre os outros casos. No mesmo período das denúncias, o Departamento de Polícia de Los Angeles iniciou uma investigação ao artista e a série Punição para Inocência demitiu o ator do elenco. (Foto: Reprodução)

+++ LEIA MAIS: Gossip Girl pode ganhar um reboot, diz o presidente da CW


James Franco

Duas alunas da escola Studio 4 afirmaram que James Franco, então professor da instituição, fazia diversas menções sexuais relacionadas com a conquista de futuros papéis nos projetos dele.

Além disso, elas afirmaram que precisavam encenar cenas de sexo oral mesmo quando o ator retirava a proteção vaginal delas. Em entrevista ao The Late Show, Franco disse: “As coisas que ouvi que estão em Twitter não são precisas [...] Se fiz algo mau, vou consertar. Tenho que fazê-lo”. (Foto: Reprodução)

+++ LEIA MAIS: James Franco exige que seu depoimento sobre Johnny Depp e Amber Heard fique em segredo na Justiça


Jamie Foxx

Em 2018, Jamie Foxx foi acusado de bater com o pênis em um rosto de uma mulher após ela ter recusado fazer sexo oral nele durante uma festa em Las Vegas, em 2002. Na época da denúncia, o representante de Foxx disse: "Jamie nega enfaticamente que este incidente aconteceu, e vai processar esta mulher por falsa acusação contra ele. A primeira vez que ouvimos falar desta acusação absurda foi quando fomos contatados pelo 'TMZ' sobre a história. O caso nunca foi reportado em 2002 ou nos últimos 16 anos, porque não aconteceu”. (Foto: Reprodução)

+++ LEIA MAIS:  6 polêmicas de ícones do rock que ninguém fala sobre: de Eric Clapton racista a Bowie fascista


Michael Douglas

Segundo a jornalista e ex-executiva da Warner Bros. Susan Braudy, Michael Douglas frequentemente usava linguagem sexual e chegou a se tocar inapropriadamente na frente dela durante os três anos em que trabalhou para a produtora do ator. 

Na época, a esposa do artista, Catherine-Zeta Jones, disse: "Essa mulher veio do nada e acusou meu marido. Eu tive uma longa conversa com ele, com os meus filhos juntos, e falei que se alguma outra acusação fosse feita, seria o fim". Douglas negou todas as acusações e nenhuma outra denúncia foi feita contra ele. (Foto: Reprodução)

+++ LEIA MAIS:  Por trás do Rolling Stones: triângulos amorosos, escândalos e o consumo de drogas


Morgan Freeman

Morgan Freeman foi acusado de assédio sexual por oito mulheres em entrevista à CNN. Outras oito mulheres também afirmaram que o ator teve um comportamento inapropriado diante delas. Em resposta, o ator declarou: “Peço desculpas a qualquer uma que se sentiu desconfortável ou desrespeitada - essa nunca foi minha intenção”. (Foto: Reprodução)

+++ LEIA MAIS:  Morgan Freeman é acusado de assédio sexual e pede desculpa em nota

Roman Polanski

Em 1977, Roman Polanski foi detido sob a acusação de drogar e estuprar uma jovem de 13 anos durante uma sessão de fotos na casa do ator Jack Nicholson. Em um livro de 1984, o diretor confessa a relação sexual, mas nega o estupro. 

Contudo, tempos depois, confirmou o ato sem consentimento. Polanski foi preso, pagou US$ 2.500 em fiança e US$ 225 mil à vítima. Após este caso, o cineasta foi  alvo de outras quatro denúncias de abuso sexual. (Foto: AP)

+++ LEIA MAIS: Quentin Tarantino pede desculpas à vítima de estupro de Roman Polanski: “Fui ignorante e insensível”


Stan Lee

Lenda das HQs da Marvel, Stan Lee foi acusado de tocar indevidamente enfermeiras que trabalharam na casa do artista e pedir para elas fazer sexo oral nele. Além disso, o quadrinista foi acusado de se mastubar na frente de uma massagista depois de tocá-la sem permissão. Um dos conselheiros jurídicos do artista declarou que Lee “repudiava veemente a veracidade das acusações”, que buscam apenas visavam conquistar parte do patrimônio dele. (Foto: AP / Chris Pizzello)

+++ LEIA MAIS: Último projeto de Stan Lee tem Arnold Schwarzenegger e é animação infantil


Sylvester Stallone

Em 2017, Sylvester Stallone foi alvo de denúncia de abuso sexual. Uma reportagem doThe Daily Mail afirmou que o ator forçou uma fã de 16 anos a ter relações sexuais com ele e o guarda-costas durante as filmagens de Falcão - O campeão dos campeões em 1986. 

Na época, a porta-voz do ator declarou: "Essa é uma história ridícula e categoricamente falsa. Ninguém sabia dessa história até ser publicada hoje, incluindo o Sr. Stallone. Ele nunca foi procurado por autoridades ou ninguém sobre esse assunto”. (Foto: AP / Photopetros / Giannakouris)

+++ LEIA MAIS: Próximo filme de Sylvester Stallone terá futuro pós-apocalíptico e EUA em zona de guerra


Woody Allen

Woody Allen é cercado por polêmicas desde o início do relacionamento com a enteada Soon-Yi Previn. O diretor foi acusado de abusar de Dylan Farrow, filha dele com Mia Farrow. Allen sempre negou todas as acusações, que foram retiradas da justiça após as autoridades declararem a inocência do artista. (Foto: AP)

+++LEIA MAIS:  Woody Allen e Soon-Yi não conseguiam 'tirar as mãos um do outro' no começo do relacionamento