Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

15 Anos sem Renato Russo

Morte do vocalista do Legião Urbana aconteceu em 11 de outubro de 1996; o artista foi um dos maiores poetas de sua geração

Redação Publicado em 11/10/2011, às 16h36 - Atualizado às 16h48

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Renato Russo - Divulgação
Renato Russo - Divulgação

A morte do ex-vocalista do Legião Urbana, Renato Russo, completou 15 anos nesta terça, 11. Um dos grandes representantes de sua geração, Renato Manfredini Júnior foi o maior expoente do rock brasília, gênero surgido no fim dos anos 70 com o Aborto Elétrico, sua primeira banda.

Leia textos das edições anteriores da Rolling Stone Brasil – na íntegra e gratuitamente!

Nascido em 27 de março de 1960, Renato Russo mantém seu legado até os dias de hoje. Criou o Legião Urbana em 1982, junto aos amigos Dado Villa Lobos e Marcelo Bonfá. Os dois integrantes remanescentes da banda participaram do Rock in Rio, neste ano, em uma homenagem à Legião Urbana, ao lado da Orquestra Sinfônica Brasileira e com a participação especial dos músicos Pitty, Rogério Flausino, Dinho Ouro Preto e Herbert Vianna e Toni Platão. (Leia mais aqui)

Conhecido tanto por suas canções de protesto como pelas de amor, as músicas de Renato Russo inspiram até hoje a cultura pop. O filme Faroeste Caboclo, dirigido por René Sampaio, tem sua história baseada na canção, uma das mais conhecidas do Legião. A história de João de Santo Cristo deve chegar aos cinemas no segundo semestre de 2012. Além disso, um comercial feito por uma operadora de celulares recentemente despertou novamente a atenção acerca da música "Eduardo e Mônica" (assista aqui).

Além de Faroeste Caboclo, uma cinebiografia do ex-vocalista do Legião deve chegar ano que vem aos cinemas. Somos Tão Jovens tem na direção Antônio Carlos Fontoura, que falou a respeito do poder atemporal da música do Legião. “A primeira vez que comprei um disco do Renato foi quando meu filho, então com 12 anos, me disse: 'pai, me dá um disco do Legião’. Eu falei: ‘Você conhece esses caras?’”, disse o diretor (leia mais aqui).

Renato Russo morreu no dia 11 de outubro de 1996 em consequência de complicações causadas pela Aids, doença que contraiu em 1989.