Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

18 momentos que provam que 2019 foi o ano do metal [LISTA]

Do ridículo ao sublime, o mundo presenciou uma série de manchetes triunfantes e hilárias para o mundo do rock

Redação Publicado em 14/12/2019, às 11h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Greta Thunberg (Foto: John Mollusk/YouTube, GretaThunberg/Twitter)
Greta Thunberg (Foto: John Mollusk/YouTube, GretaThunberg/Twitter)

Com o fim de 2019 se aproximando, temos muito o que relembrar. Do ridículo ao sublime, o mundo lançou uma série de manchetes alegres, triunfantes e hilárias. 

+++ LEIA MAIS: Ozzy Osbourne, Marilyn Manson e mais: As 25 melhores músicas de metal de 2019 [LISTA]

Nos arrastamos de volta aos últimos 12 meses para listar os momentos que provam que este foi o ano do metal. Confira:

1. RAMMSTEIN ANUNCIOU SEU RETORNO 

Lançando um sétimo álbum de estúdio brilhante depois de uma década, os senhores industriais começaram a dar um show sem igual pela Europa - com chamas e muita fumaça. Sabíamos que, quando chegasse, o retorno do Rammstein seria espetacular, mas nem nos nossos sonhos mais loucos esperávamos por tanto.


2. ELENCO DE 'QUANTO MAIS IDIOTA MELHOR' SE REUNIU 

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas normalmente não é uma grande fornecedora de momentos voltados para o metal, mas este ano Mike Myers e Dana Carvey, estrelas de Quanto Mais Idiota Melhor, se reuniram para apresentar a cinebiografia do Queen, Bohemian Rhapsody, no Oscar 2019.


3. BATERISTA DO WALLS OF JERICHO FOI PRESO COM MAIS DE 280 KG DE MACONHA

Os membros de Walls Of Jericho nunca foram realmente conhecidos como homens de meias medidas. Isso foi evidenciado quando o baterista Dustin Schoenhofer foi preso com mais de 632,5 libras de maconha, o equivalente a mais de 280 quilogramas. De Weedeater e Bongzilla a Electric Wizard e Cannabis Corpse, o mundo do stoner metal ficou impressionado…


4. MILEY CYRUS FEZ UM COVER DE NINE INCH NAILS

Uma nova temporada da sátira de ficção científica de Charlie Brooker, Black Mirror, é sempre uma boa notícia. No terceiro e último episódio da quinta temporada, no entanto, fomos surpreendidos com a cantora pop Miley Cyrus dando vida a Ashley O e reinventando os clássicos do Nine Inch Nails, “Head Like A Hole” e “Right Where It Belongs”. Miley Cyrus também interpretou as duas músicas durante apresentações ao vivo no final do ano.

+++ LEIA MAIS: Miley Cyrus passa por cirurgia nas cordas vocais e só poderá voltar a cantar em 2020


5. FESTIVAL DE GLASTONBURY TEVE MAIS METAL DO QUE NUNCA

Houve um tempo no qual o co-criador do Glastonbury, Michael Eavis,não aceitava o pensamento de bandas de hard rock e metal participando do maior festival da Grã-Bretanha. Contudo, as coisas mudaram desde que o Metallica foi headliner em 2014. Com Gojira, BABYMETAL, Employed To Serv, Prison Venom e Bring Me The Horizon na conta, parece que eles estão completamente a bordo.


6. SLAYER LANÇOU UM FILME SANGRENTO

Se o terrores de Los Angeles fossem lançar um filme, ele deveria ser adequadamente representativo: chovendo sangue e sem piedade narrativa. A esse respeito, Slayer: The Repentless Killogy foi bem entregue em todos os aspectos. Estendendo os videoclipes do último álbum para as telinhas e adicionando um pouco de maldade extra, o público não poderia querer mais.


7. KHAAL DROGO SUBIU NO PALCO COM PHIL ANSELMO

Ele pode estar afastado de seus dias no Game of Thrones, mas Jason Momoa, ator de Aquaman, sempre será Khal Drogo, o chefe dos Dothraki. O ator assistiu ao show de encerramento do Slayer e viveu um “sonho de infância” subindo ao palco com Phil Anselmo & The Illegals para tocar o clássico do Pantera, “This Love”.


8. A FINLANDIA SEDIOU O PRIMEIRO CAMPEONATO DE TRICÔ DE HEAVY METAL

Tricotar não é metal, certo? Errado. Não é fácil bater a cabeça e tricotar ao mesmo tempo, mas em Joensuu, na Finlândia, mais de 200 cabeças se juntaram para tentar. Não sabemos exatamente como funcionava o processo de pontuação, mas o quinteto japonês Giga Body Metal foram os vencedores.


9. UM POR CENTO DA POPULAÇÃO DA FINLANDIA FOI AO SHOW DO METALLICA

Em 2017, a população do Finlândia foi calculada em 5,503 milhões de habitantes.Quando o Metallica tocou no Kantolan Tapahtumapuisto, em Hämeenlinna, eles atraíram 55 mil pessoas em 16 de julho, ou seja, fizeram a apresentação mais assistida da história finlandesa e atraindo o equivalente a um por cento da população como um todo.


10. POST MALONE COLABOROU COM O PRÍNCIPE DAS TREVAS

Antes de se tornar um ícone do hip-hop, Post Malone era um defensor do metalcore e da música pesada. Poucos pensaram, contudo, que ele seria capaz de tirar Ozzy Osbourne do hiato para uma colaboração. Menos ainda que “Take What You Want”, também em parceria com Travis Scott, soaria tão bem quanto o faz.


11. KISS SE APRESENTOU PARA UMA PLATEIA DE TUBARÕES BRANCOS

A banda Kiss tem um público feroz. Literalmente. Após o cancelamento da turnê australiana, as lendas de Nova York foram a Port Lincoln, no sul da Austrália, para fazer um show especial e promover as Experiências com Animais, do Airbnb. O objetivo era atrair tubarões-brancos, que são aparentemente parciais a "sons de rock and roll de baixa frequência". Nenhum tubarão apareceu.


12. GRETA THUNBERG ARRASOU NO DEATH METAL

A ativista sueca Greta Thunberg, de 16 anos, pode ter sido a figura mais divisória de 2019. Quando seu discurso viral na Cúpula das Nações Unidas foi transformado em death metal pelo YouTuber John Mollusk, a adolescente, bem-humorada, tuitou: "Deixei para lá essa essa questão do clima...Agora vou seguir no death metal!"


13. RAGE AGAINST THE MACHINE TAMBÉM ANUNCIOU SEU RETORNO

Em meio a um ano excelente para reuniões, poucas foram mais oportunas e necessárias quanto a volta do Rage Against The Machine. Os detalhes permanecem escassos até o momento, mas sabemos que as lendas do rap metal realizarão uma série de shows na fronteira EUA / México.


14. JUSTIN BIEBER REVELOU SER FÃ DO TOOL

Quando o astro pop canadense publicou a letra de “The Pot”, do disco 10,000 Days, e perguntar quem conhecia a clássica música do Tool, ele chamou a atenção do líder da banda, Maynard James Keenen, que revelou ao Beats 1 da Apple Music: "ele provavelmente é um bom garoto."


15. PANIC! AT THE DISCO LANÇOU UMA MÚSICA DE METAL

Poucos esperavam que o vocalista Brendon Urie lançasse uma faixa de metal tão cheia de energia. Como parte de uma transmissão ao vivo em auxílio à sua instituição de caridade, Maximum Hopes Foundation, ele tocou um hardcore sem título como recompensa por arrecadar mais de US$ 75.000 em doações.


16. CIENTISTAS PROVARAM QUE O METAL FAZ COM QUE AS PESSOAS SEJAM MAIS POSITIVAS

Como muitos já sabem, ouvir músicas raivosas não o deixa com raiva - pelo contrário, ela tem um efeito calmante e catártico. Contudo, é sempre bom ter uma comprovação científica, e isso aconteceu quando um estudo da Universidade de Queensland revelou que o metal realmente ajuda a processar a raiva e os sentimentos negativos.


17. OZZY REBATEU TRUMP

Não houve escassez de pessoas respondendo Donald Trump, o atual presidente dos Estados Unidos. Mesmo assim, vale ressaltar que Ozzy e Sharon Osbourne tiveram que chamar a atenção do político pelo uso não autorizado da música “Crazy Train” em vídeos ridicularizando outros candidatos.


18. BLACK METAL ANTIFASCISTA CONQUISTOU MAIS ESPAÇO

Por muito tempo, o black metal foi atormentado por pensamentos de extrema direita, negligenciando imagens e mensagens perturbadoras associadas à sua música. Mas, em 2019, o metal antifascista começou a ganhar força pela primeira vez com bandas britânicas como Dawn Ray'd, Underark e Gaylord.

+++ FRANCISCO EL HOMBRE SOBRE RASGACABEZA: 'É UM INDIGESTO, TOCA EM PONTOS DOLORIDOS E ÍNTIMOS'