Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

19 melhores filmes de monstro da história: King Kong, Godzilla, Alien, A Mosca e mais

A lista da Rolling Stone Brasil inclui clássicos como King Kong e Godzilla e nomes mais contemporâneos como Alien e Cloverfield

Redação Publicado em 30/05/2020, às 18h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Alien, o Oitavo Passageiro, de 1979 (Foto: Divulgação)
Alien, o Oitavo Passageiro, de 1979 (Foto: Divulgação)

Amamos filmes de monstros - e se você está aqui, possivelmente também. É difícil fazer uma lista de melhores longas com essas criaturas horripilantes, sejam elas gigantes (maiores do que arranha-céus, ou pequenas.

+++ LEIA MAIS: Godzilla vs Kong: trailer de fã mostra batalha épica entre monstros gigantes do cinema

Reunimos aqui clássicos monstruosos (perdão o trocadilho), como Godzilla e King Kong, que não podem ficar fora de uma lista dessa, mas também fomos até a frutífera década de 1980, com vários filmes trash que amamos focados em criaturas horríveis. Isso sem falar de Cloverfield, esse clássico do cinema de mosntros contemporâneo. 

+++ LEIA MAIS: Stephen King escolhe a melhor história de terror que já leu: ‘As minhas não chegam perto’

Vamos lá?  

19 - O Enigma de Outro Mundo (1982)

É bem difícil confiar em seus amigos quando um parasita extraterrestre está infiltrado em seu centro de pesquisa remoto localizado em uma floresta gelada. A “coisa” assimila outros organismos e os imita, tornando praticamente impossível dizer qual a verdadeira natureza da criatura.


18 - Gremlins (1984)

Era para ser um presente de natal, mas a fofa criatura chamada Mogwai não é bem o que parece. A água faz com que eles se multipliquem em centenas de criaturas furiosas que, quando alimentados após a meia-noite, se transformam em pequenos répteis grotescos especializados em caos.


17 - A Múmia (1932, 1999)

Um icônico filme de monstro, A Múmia é uma clássica história de mistério do Egito antigo. Imhotep, um sacerdote, ficou enterrado vivo por séculos e só acordou agora. Ele não é o único a se prestar atenção, já que outros sacerdotes enterrados e um enxame de besouros carnívoros cercam a tumba.

+++ LEIA MAIS: Conheça o estúdio que revoluciona o cinema de terror moderno com A Bruxa, Midsommar e Hereditário


16 - Cloverfield (2008)

Este blockbuster arrecadou cerca de US$ 170 milhões, mais ou menos o mesmo tanto que essa criatura do espaço destrói em Nova York em questão de dias. O conceito por trás dos monstros é o mesmo do que seria um elefante assustado em uma confusão, só que em uma escala bem maior. Depois que ele corta a cabeça da Estátua da Liberdade, a mensagem é clara: corram.


15 - A Pequena Loja de Horrores (1986)

Em meio a um elenco de estrelas como Rick Moranis, Ellen Greene, Vincent Gardenia e Steve Martin, quem rouba a cena nesta adaptação é uma planta extraterrestre de nome Audrey II, que se alimenta de sangue humano. Audrey II cresce em tamanho e poder, com tudo (ou todos) que ela engole.

+++ LEIA MAIS: Stephen King lista 5 filmes de terror essenciais; confira


14 - O Ataque dos Vermes Malditos (1990)

Estes tremores não são terremotos. Na verdade são vermes carnívoros em tamanhos colossais chamados Graboids fazendo o caminho subterrâneo para te devorar. E ainda melhora: eles são na verdade apenas parte de uma criatura ainda mais colossal que fica no subsolo.


13 - O Labirinto do Fauno (2006)

Nesta fábula sombria, Guillermo del Toro apresenta algumas criaturas fantásticas para deslumbrar o público. Contudo, quem se destaca é um ser magrelo, branco e carnívoro que fica sentado em sua poltrona que ninguém ousa tocar. E talvez sua característica mais assustadora seja o fato de que suas órbitas oculares estão nas palmas de suas mãos.

+++ LEIA MAIS: Conheça Possessor, o melhor filme de terror tecnológico que você não vai ver nos cinemas este ano - por causa do coronavírus


12 - O Terror Veio do Espaço (1962)

Plantas gigantes comedoras de gente criadas pela União Soviética para criar caos no mundo. E elas também podem andar em suas raízes e jogar veneno nas pessoas. Quando uma chuva de meteoros extermina parte da população em uma noite, é improvável que os seres humanos restantes consigam vencer essas ervas daninhas letais.


11 - A Bolha Assassina (1958)

Chegando na Terra em um meteoro, a Bolha é uma inofensiva e misteriosa gosma. Mas não demora muito até começar a engolir todo humano que aparece em sua frente, aumentando seu tamanho quase ilimitadamente. Dois adolescentes testemunham primeiro a ira desse monstro gelatinoso e tentam, em vão, alertar a cidade. Assumindo que os jovens estão inventando coisa, pessoas ignoram o alarme e quando percebem o erro já é tarde demais.

+++ LEIA MAIS: Os 5 piores filmes de terror dos anos 1990 [LISTA]


10 - O Monstro do Pântano (1982)

Ele apareceu nas páginas de uma revista em quadrinhos mais de uma década antes de chegar às telas, mas tem algo infinitamente satisfatório em ver o monstro do pântano brincar com botas militares diante de seus olhos. Não seria um típico filme dos anos 80 se não houvesse um romance tóxico e toda uma coleção de clichês.


9 - Tubarão (1975)

Desde que Steven Spielberg criou este conceito com os tubarões no verão de 1975, tem gente com medo de colocar o pé na água. A criatura marítima gigante que devora gente, acompanhada de sua clássica música tema, atacou banhistas indefesos – e as mentes dos espectadores – com tal ferocidade que fez deste filme um concorrente ao mais assustador de todos os tempos.

+++ LEIA MAIS: Como H.P. Lovecraft criou as bases do terror moderno na cultura pop


8 - O Vingador Tóxico (1984)

Melvin Ferd é um zé-ninguém de Nova Jersey que por acidente se transforma em um super-herói. Talvez seja por isso que um filme B permaneça como um queridinho cult por quase 30 anos. Felizmente, o herói tem o coração no lugar certo, e é por isso que ele é o único monstro nessa lista que ajuda a humanidade, em vez de destruí-la.


7 - O Monstro da Lagoa Negra (1954)

Um grupo de cientistas encontra no fundo da Amazônia a forma de um assustador humanoide. Uma das cenas mais assustadoras é a que mostra a criatura perseguindo Julie Adams por baixo da água.


6 - A Mosca (1958)

Que premissa. Um cientista tem seus átomos misturados com o de uma mosca e o resultado é tão nojento como você pode imaginar. Incorporando elementos de ficção científica, A Mosca prova que você pode fazer um filme estranho com um orçamento apertado e um pouco de imaginação.

5 - Alien, o Oitavo Passageiro (1979)

Embora seja mais um filme de terror que um filme de monstro, o assustador blockbuster merece um lugar nessa lista. As criações do artista e designer de criaturas HR Giger, principalmente o próprio Alien, são suficientes para dar arrepios em qualquer pessoa.


4 - O Lobisomem (1941)

Tudo o que imaginamos quando se trata de lobisomens vem desse filme. Enquanto horas de preparação no set foram necessárias para a transformação do homem em besta, o impacto visual é simplesmente assustador. Sem balas de prata aqui, mas a criatura mal-entendida acaba encontrando um fim brutal e sangrento.


3 - Frankenstein (1931)

“Não há dúvida de que é de longe a coisa mais efetiva do tipo já feita”, diz uma resenha do jornal The New York Times na época do lançamento. Embora lembre razoavelmente o romance de Mary Shelley, o filme é perfeitamente balanceado entre o assustador e o horripilante com a forma do humanoide vivido por Boris Karloff. As peças de ferro presas ao pescoço e à cabeça são impressionantes, sem contar a boa fantasia de Halloween. Além disto, pode ser considerado o primeiro filme de zumbi.


2 - King Kong (1933)

O grito de ajuda de Fay Wray nas mãos de um macaco gigante em cima do Empire State é uma das cenas mais inesquecíveis de Hollywood. A animação incrível em stop-motion deu vida à criatura que assustou diversos públicos e inspirou uma nova geração de monstros esmagadores de cidades.


1- Godzilla (1954)

O filme que estabeleceu o padrão para as criaturas que viriam mais tarde. Mais de uma dúzia de sequências foram feitas, mas nenhuma supera o clássico de 1954 que mostra o mutante réptil do tamanho de um arranha-céu esmagando cidades no Japão. Além da simbólica relação com a devastação nuclear do país, Godzilla estreou o que seria o mais icônico monstro a chegar aos cinemas.

+++ LEIA MAIS: Bonito, mas entediante, Godzilla 2: Rei dos Monstros divide opinião do público