Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

2 filmes e 3 séries para entender os protestos contra o racismo [LISTA]

Produções audiovisuais podem ser importantes aliadas no entendimento do racismo estrutural e protestos antirracistas - confira algumas

Redação Publicado em 03/06/2020, às 20h53

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena de Olhos Que Condenam (Foto: reprodução)
Cena de Olhos Que Condenam (Foto: reprodução)

A última semana foi marcada por protestos antirracistas ao redor do mundo motivados após a morte de George Floyd, homem negro assassinado por policial branco. O movimento Black Lives Matter busca a conscientização da população sobre a violêcia policial contra negros e sobre o racismo - e uma boa maneira de entender as recentes manifestações é por meio de produções audiovisuais.

+++LEIA MAIS: John Boyega, de Star Wars, faz discurso em protesto Black Lives Matter: ‘Não sei se terei uma carreira depois disso, mas f*da-se’

Diversas séries e filmes contam histórias sobre desigualdade e luta contra o racismo - ensinando muito sobre o contexto atual de protestos que toma contam do mundo. O Uol separou 2 filmes e 3 séries que tratam sobre o tema: confira:

Infiltrado na Klan


A produção que rendeu o primeiro Oscar a Spike Lee é baseada na história real de um policial negro que passa por branco para conseguir informações sobre a Ku Klux Klan. Além de escancarar o racismo, o filme faz uma relação direta com protestos ocorridos nos Estados Unidos nos últimos anos. 

+++LEIA MAIS: Spike Lee compara cena de filme dele à morte de George Floyd: 'Não vai parar de se repetir?'


Olhos Que Condenam


A minissérie disponível na Netflix conta a história real e revoltante dos "Central Park Five", cinco adolescentes negros acusados e condenados injustamente pelo estupro e espancamento de uma mulher branca no Central Park. 

Olhos Que Condenam denuncia a atitude racista da polícia ao coagir os adolescentes a confessarem o crime, além de mostrar que o caso não é pontual, mas faz parte de um sistema "construído para oprimir, para controlar. Para deixar uns acima e outros abaixo", como explicado pela diretora Ava DuVernay em entrevista à Oprah Winfrey

+++LEIA MAIS: Glória Maria relata racismo em clube carioca: ‘Me sentia como macaco no zoológico’


Atlanta 


Produzida e protagonizada por Donald Glover, Atlanta conta a história de dois primos que tentam fazer sucesso como rappers. No entanto, a série surpreende os espectadores com a realidade cruel da desigualdade social que afeta, principalmente, os negros.

+++ LEIA MAIS: Série Atlanta, de Donald Glover, é renovada para quarta temporada, antes mesmo da gravação da terceira


Homecoming


O documentário de 2019 de Beyoncé conta a história da artista e da apresentação no Coachella Valley Music and Arts Festival de 2018, que reuniu uma celebração da cultura negra. A produção apresenta a representatividade valorizada pela cantora, assim como a importância de compartilhar as narrativas negras.

+++LEIA MAIS: Os estereótipos nos filmes de Hollywood e por que eles distorcem a visão real do mundo [ANÁLISE]


Cara Gente Branca


Cara Gente Branca
dá uma lição sobre racismo estrutural enquanto acompanha um grupo de estudantes negros em uma faculdade dos Estados Unidos. A série também aborda o colorismo -  forma como o tom da pele diferencia preconceito sofrido - e apresenta as diferentes vivências e personalidades dos personagens, representando a principal lição da produção: negros não são todos iguais.


+++ VITOR KLEY | A TAL CANÇÃO PRA LUA | SESSION ROLLING STONE