20 anos de Shrek: como o filme colaborou para o hype de 'All Star', do Smash Mouth

No último dia 1, os primeiros filmes da saga entraram na Netflix

Mariana Pastorello | @mari.pastorello (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 03/04/2021, às 11h30

None
Shrek (Foto: Reprodução) e Smash Mouth (Foto: Reprodução)

Há 20 anos, em 2001, estreou uma das animações mais famosas daDreamWorks. Baseada nos livros de William Steig, a produção segue a história de Shrek, um ogro mal-humorado e sarcástico. Certo dia, Lorde Farquaad exila todas as criaturas e personagens de Contos de Fadas para o pântano do ogro. Irritado, Shrek embarca em uma jornada ao lado do Burro para reverter a situação. No decorrer da trama conhece Fiona, seu par romântico. 

Com dublagem de Eddie Murphy, Cameron Diaz e John Lithgow, foi sucesso comercial, bem recebido pela crítica e público. Rotten Tomatoes avaliou em 7.7/10, com mais de 80% de aprovação dos críticos. Três anos depois, a produtora lançou Shrek 2(2004). Foi a maior bilheteria de 2004 nos EUA, e alavancou ainda mais a franquia.

+++ LEIA MAIS: Não é da Disney? 7 animações que parecem - mas não são do estúdio [LISTA]

Além de ótima animação, o filme carrega um tom de comédia, sátira e deboche muito bem executado. Com trilha sonora tão boa quanto as piadas infames do ogro verde, Shrek tem as músicas “All Star” e “ I'm a Believer” do Smash Mouth, em alta até hoje. 

Smash Mouth nasceu no final de 1990 e tornou-se um dos principais nomes do rock alternativo californiano. Com misturas de ska, punk rock, surf music e rock clássico, logo se consolidou como influência no cenário musical. Em 1997, lançou o primeiro disco, Fush Yu Mang e ganhou certificado de Platina. 

+++ LEIA MAIS: Disney+ : 7 séries animadas que mal podemos esperar para rever [LISTA]

Dois anos depois, lançaram Astro Lounge (1999) com o sucesso “All Star”. O hit chegou em quarto lugar no Top 100 Billboard EUA, provando novamente o talento do grupo. Em 2001, os produtores de Shrekoptaram por incluir a faixa na abertura do filme e, assim, a banda  bombou novamente. 

Tanto "All Star" quanto Smash Mouth criaram um laço entre as crianças e jovens do começo dos anos 2000. A junção do filme de sucesso e o talento da banda faz com que, mesmo depois de 20 anos, a música esteja presente na playlist daqueles que acompanharam a saga de perto. A nostalgia é forte e, atualmente, expressada por memes com a banda e o filme. 

+++ LEIA MAIS: "Eu pareço o Shrek", diz Iggy Pop sobre ficar velho

Em entrevista à revista Inverse, em 2017, a banda comentou: “Nunca nos levamos tão a sério”, disse o baixista Paul Delisle. “Gostamos da atenção, então, embora seja um pouco bobo, geralmente gira em torno da nossa música 'All Star' e ainda vende muito semanalmente. Tiramos o melhor da situação e abraçamos totalmente o aspecto meme.” 


+++ KANT | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL