20 Anos de X-Men: 6 curiosidades sobre o primeiro filme dos mutantes [LISTA]

O filme de Bryan Singer completou 20 anos na última segunda, 13

Redação Publicado em 19/07/2020, às 12h00

None
X-Men (foto: reprodução/ Fox/ Marvel)

X-Men (2000) completou 20 anos de lançamento no último dia 13 de julho. O filme dirigido por Bryan Singer foi a primeira grande entrada de personagens da Marvel no cinema e contribuiu com algumas das versões mais memoráveis de todos os tempos dos mutantes.

Papéis como o Professor X de Patrick Stewart, o Magneto de Ian McKellen e, claro, o eterno Wolverinede Hugh Jackman ajudaram a legitimar e popularizar os super-heróis em Hollywood, com um sucesso comercial que motivaria o surgimento de décadas de filmes com os personagens da editora.

+++LEIA MAIS: Michael Jackson queria muito atuar no filme X-Men como Professor Xavier; entenda

Vários detalhes da produção de X-Men rendem até hoje histórias engraçadas e inusitadas, que fazem os fãs pensarem como esse clássico dos filmes de herói poderia ter sido diferente, além de alimentar a nostalgia. Listamos algumas curiosidades abaixo, compiladas pelo site Den of Geek.


A ideia para o filme já existia desde 1984

Ian McKellen: Singer e Spacey não teriam assediado se não ...

Com a franquia dos X-Mencrescendo em popularidade ao longo dos anos 1980, os escritores da Marvel Comics, Gerry Conway e Roy Thomas, escreveram o primeiro roteiro de X-Men para a Orion Pictures, em 1984. O filme contaria com o professor X (antes da cadeira de rodas), Kitty Pryde, Ciclope, Wolverine, Noturno, Tempestade e Colossus lutando contra uma organização chamada Proteus.

+++LEIA MAIS: Bumbum de Hugh Jackman aparece sem censura em X-Men no Disney+ e ator brinca: ‘Está mais para o meu passado’


Professor X alugou a cadeira de rodas no segundo filme

Rolling Stone · X-Men: Patrick Stewart hesitou em aceitar papel de ...

A cadeira de rodas motorizada de Xavier foi leiloada no final do primeiro filme. Por isso, para as gravações de X-Men 2 (2003), a produção percebeu que seria muito mais barato alugar a cadeira do dono atual do que comprar ela novamente ou fabricar uma nova.

+++LEIA MAIS: Há 20 anos, Marvel iniciava super-jornada no cinema com primeira cena de X-Men


O ator de Dentes-de-Sabre seria apenas um dublê inicialmente, mas ganhou o papel

Tyler Mane as Sabertooth | Tyler mane, X men, Sabretooth marvel

Tyler Mane era um lutador de WWE conhecido como Big Sky e entraria em X-Menapenas como dublê do Dentes-de-Sabre. Entretanto, Bryan Singer ficou impressionado com o porte dele e pediu para que fizesse todo o papel, o que não foi muito difícil já que o vilão não teve falas.

+++Análise: Injustiçado, X-Men: Fênix Negra não é tão ruim quanto estão dizendo por aí


Hugh Jackman quase não foi o Wolverine

Game of Thrones | Hugh Jackman revela nunca ter assistido à série ...

Essa história já é bem mais conhecida, mas continua sendo incrível. Hugh Jackman fez o teste, mas não era a primeira opção para o Wolverine. O papel ficou no começo com o ator Dougray Scott. Acontece que Scott recusou de última hora o trabalho para terminar filmagens de Missão: Impossível 2 (2000) e Jackman entrou para substituí-lo.

+++LEIA MAIS: Hugh Jackman revela que rixa com Ryan Reynolds começou por causa de Scarlett Johansson; entenda


Joss Whedon escreveu a pior (e melhor) fala do filme

Hey X-Men Fans–It's Not Halle Berry's Fault Storm Was Such a Wreck ...

Joss Whedon, que no futuro dirigiu Liga da Justiça (2017) foi um dos roteiristas do longa e escreveu uma fala da Tempestade considerada a mais idiota do filme. "O que acontece quando um sapo é atingido por um raio? O mesmo que acontece com qualquer outra coisa", diz a heroína para o vilão Grouxo.

+++LEIA MAIS: Na contramão, diretor de X-Men: Fênix Negra não se arrepende de versão do filme lançada no cinema

Porém, quando o Wolverine precisa reconhecer se é realmente o Ciclope falando com ele, o personagem diz: "Você é um babaca." A fala também é da autoria de Whedon e resume perfeitamente a amizade dos heróis.


Hugh Jackman incluiu nas falas uma gíria clássica do Wolverine

Logan: Dublê conta como foi trabalhar e apanhar de Hugh Jackman ...

Logan chama várias pessoas de 'bub' nos quadrinhos (gíria pejorativa em inglês, que no Brasil é traduzido como 'meu chapa'), mas o xingamento clássico não estaria no filme, não fosse por Hugh Jackman. Ele improvisou a gíria em uma das falas que, para deleite dos fãs, entrou no corte final de X-Men.


+++ 15 HISTÓRIAS INACREDITÁVEIS (E REAIS) DE OZZY OSBOURNE